Mariney Aparecida Leite Queiroz
[email protected]

 A pedagogia hospitalar é um espaço que visa atender crianças e adolescentes afastados do espaço escolar e auxilia nos transtornos emocionais advindo da internação. Essa pedagogia trabalha de forma lúdica e sua proposta visa respeitar o estado patológico do paciente.   Longe do seu cotidiano e dos amigos a criança se sente incapaz e frustradas e é nesse momento que entra em cena a pedagogia hospitalar, que vem para dar atenção especial e tranquilizar ao paciente durante a internação.      

              A Prática pedagógica pode ocorrer tanto em ambientes formais ou mesmo em outros ambientes não formais.

            A Educação é garantida por lei a todas as crianças independentes de sua classe social, cor ou raça.

           Objetivo da pedagogia hospitalar é uma área da educação especial que visa atender pessoas que tenham uma necessidade especial transitória causada por doenças. E dar suporte psicológica as crianças internadas, o que é feita por pedagogo de forma lúdica, fazendo com que elas se sintam mais confortável.                          

            Essa pedagogia hospitalar existe para dar atendimento a crianças e adolescentes que por causa da internação estão fora da escola e dessa forma não percam o ano letivo escolar.

            O pedagogo precisa ter claro os objetivos de seu planejamento e o mesmo deve ser sempre flexível. Esse espaço pedagógico de ser acolhedor, levando o paciente a melhorar suas condições psíquicas, cognitivas, mentais, físicas e emocionais.

            A pedagogia hospitalar é uma área onde o pedagogo faz um trabalho de ajuda ao próximo, proporcionando aos pacientes um acompanhamento escolar durante sua internação.

            O papel da família nesse momento é de estrema importância em todas as fazes dos processos. Tanta família quanto as equipes hospitalares devem estar unidas no objetivo de passar para o paciente uma relação de confiança para que se garanta uma recuperação satisfatória.

           Concluindo a pedagogia hospitalar é uma área da educação que favorece a criança e ao adolescente internado a uma recuperação serena, oferecendo atividades pedagógicas lúdicas e recreativas. Evitando dessa forma o fracasso escolar e incentivando-os a retornarem aos estudos após alta hospitalar. E que as famílias são de suma importância para uma boa recuperação do doente, dando –lhes apoio, compreensão, carinho e dedicação.

BRASIL. Ministério da Educação Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 15 jun. 2008, 23:05:49

MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde / Elizete Lúcia Moreira Matos; Margarida Maria Teixeira de Freitas Mugiatti. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007