A Pedagogia é a Ciência da Educação, portanto a formação do pedagogo era concebida como algo voltado exclusivamente para a docência.  Mas nas últimas décadas o pedagogo tem atuado também em espaços não escolares como em empresas e hospitais.

A educação vem acompanhando as mudanças sociais no sentido de adequar as metodologias de ensino às necessidades do mercado capitalista. As próprias empresas têm se adequado às novas exigências do mercado globalizado, e superado o pensamento tecnicista. Isto é, as corporações não focam exclusivamente no capital financeiro, técnico e passam a investir no Capital Humano, em treinamento de pessoal, nas habilidades e competências as quais possibilitam o crescimento do profissional em sua área de atuação, desta forma possibilitando o desenvolvimento tanto econômico como pessoal do indivíduo.

As corporações motivam seus funcionários a buscarem novos tipos de conhecimentos, a desenvolverem suas capacidades de comunicação, de convívio com fornecedores, clientes, colegas de trabalho, etc. Daí entra a pedagogia nas empresas, pois o foca no desenvolvimento humano, nas habilidades e competências necessárias ao desempenho do trabalho uma ver que tudo tem a ver com a educação:

Educação é o conjunto de ações, de influências e de sugestões - exercidas sobre os indivíduos no sentido de aproveitar metódica e progressivamente - todas as possibilidades fisio-psíquicas - no interesse individual e no interesse coletivo - para que eles se tornem capazes de viverem bem, no ambiente físico e social de que fazem parte, - contribuindo, na medida do possível, para o bem estar e progresso da sociedade em que vive. (HOLTZ, 2006).

O pedagogo dentro da empresa passa a atuar como formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores, orientadores, que desenvolvem atividades pedagógicas (não-escolares) em órgãos públicos, privados e públicos não-estatais, ligadas às empresas, à cultura, aos serviços de saúde, alimentação, promoção social.  O profissional pedagogo empresarial se propõe a valorizar os empregados e assim aumentar a produtividade, este profissional em geral atua junto ao departamento de Recursos Humanos, qualificando o trabalho da equipe, fazendo a articulação didático-pedagógica com as metas e propósitos da empresa.

Portanto o pedagogo tem por responsabilidade conhecer e encontrar as soluções práticas para as questões que envolvem a otimização da produtividade das pessoas humanas - o objetivo de toda Empresa, conhecer e trabalhar na direção dos objetivos particulares e sociais da Empresa onde trabalha, conduzir com atividades práticas, as pessoas que trabalham na Empresa - dirigentes e funcionários - na direção dos objetivos humanos, bem como os definidos pela Empresa, promover as condições e atividades práticas necessárias  ao desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-as positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade pessoal, aconselhar sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionários e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial, conduzir o relacionamento humano na Empresa, através de ações pedagógicas.

A postura do pedagogo deve ser direcionada às dificuldades do indivíduo e não apenas para técnicas mecanicistas. A construção do conhecimento não se reduz ao ambiente de trabalho, tendo reflexo nas atitudes sociais do indivíduo, na família, na comunidade, uma vez que o homem é um ser social.

Devemos atentar ao fato de que o pedagogo na empresa está incumbido a atuar como um agente humanizador e não unicamente como um animador de pessoas. Seu papel vai muito além da simples instrução, deve de educar o indivíduo para que este se auto eduque.

 

 

REFERÊNCIA:

HOLTZ, Maria Luiza M. “Lições de pedagogia empresarial”. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP. Disponível em <http://www.mh.etc.br/documentos/ licoes_de_pedagogia_empresarial.pdf>. Acesso em: 11 de ago de 2016.