Nos últimos anos, a área da Educação infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental têm atravessado importantes mudanças que começaram a surgir ao final da década de 1980 e durante os anos 90. Nesse momento, inicia-se o movimento em busca de um trabalho adequado às especificidades das crianças no início da Educação Básica, numa busca pela melhor qualificação na formação do profissional que atua ou atuará nessa fase. Tais mudanças são estabelecidas pela Constituição Federal de 1988; pelo documento Política Nacional de Educação Infantil apresentado em 1994; pela LDBEN em 1996, e também por muitas pesquisas de profissionais da área que começaram a apresentar algumas contribuições na valorização da educação tornando esse professor crítico, investigador, consciente e qualificado para o seu exercício profissional, e é no curso de Pedagogia que essa busca pela qualificação da educação se torna realidade, começa-se dar importância em rever desde os currículos dos cursos de formação até a atuação dos profissionais nas instituições. Essa determinação tem sido tratada como questão prioritária do poder público, numa consequente erradicação da categoria de professores leigos, essa luta é concomitantemente aos esforços das universidades, a fim de reconsiderar a qualificação docente, redefinir a política global de formação do professor e assim, oportunizar a qualificação e habilitação dos professores na atuação dos diversos níveis e modalidades de ensino. As características psicológicas, sociais e físicas das diferentes faixas etárias do educando possuem formas diversas de encarar os objetos de conhecimento e de aprender. Portanto, ser formado apenas no antigo Magistério não é mais o suficiente como antes; é imprescindível assegurar o conhecimento da especificidade do processo de construção do saber em cada uma daquelas circunstâncias e faixas etárias.

Referências:

Almeida, O. A. de e Rojas, J. (2003). "A atividade docente em contexto: uma experiência de prática de ensino em educação infantil, com crianças de 0 a 3 anos". In: Russef, I. e Bittar, M. (orgs). Educação Infantil: política, formação e prática docente. Campo Grande, Plano.

Avila, V. F. de (2003). "Formação de professores: política de (des)entendimento entre instâncias normatizadoras e concretizadoras". In: Russef, I. e Bittar, M. (orgs.). Educação Infantil: política, formação e prática docente. Campo Grande, Plano.