Trata-se de um retrato da experiência vivida diariamente nas ruas da cidade de Quelimane e que nos preocupa bastante. Nos últimos tempos verifica-se um grande número de crianças e adolescentes a deambularem pelas ruas da cidade, protagonizando assaltos à viaturas e não só, mas também aos munícipes. Pretendemos retratar e trazer a reflexão esta realidade que as vezes emociona, agride e, muitas vezes, nos causa grande indignação e revolta.

Antes de mais é necessário compreender o contexto de violência que gera o menino ou a menina de rua. A ʺrualizaçãoʺ é consequência de um sistema económico originário da injustiça, que produz a marginalidade e a pobreza. Cenário este de globalização económica que compõe a chamada pós modernidade que gera, por um lado, a riqueza extrema e, por outro a miséria extrema. Há, portanto, necessidade de se criar e de se valorizar a figura do educador social de rua. Recordemo-nos que Moçambique é um país que nasceu com a marca da exclusão, portanto olhamos para a pedagogia do educador social como uma saída, uma busca, a cultura da solidariedade. Estamos conscientes de que os desafios são enormes, mas é preciso começar de algum lado e além de mexer mentalidades (algo que leva o seu tempo) é preciso atender com urgência essas crianças e adolescentes de rua por meio de trabalho, do estudo, de criação de ambientes propícios que minimizem a falta de laços afectivos. Acreditamos que não existam problemas humanos para os quais não tenhamos dentro de nós recursos para ultrapassá-los.

Portando, o presente artigo tem o propósito de reflectir e apresentar a pedagogia social de rua como uma nova proposta pedagógica nesta cidade em particular, porém não existem receitas prontas, pois a vivência como já nos referimos será a grande aliada nesta trajetória que pretende obter como resultado a conscientização dos futuros profissionais da educação que desconhecem esta atuação do pedagogo e quando sim, desvalorizam por não possuírem bases teóricas que a afirmem como prática pedagógica e muito pouco sobre o assunto vem sendo abordado nas áreas educacionais. Como teoria de base apresentaremos principalmente abordagens da autora Maria Stela S. Graciani, pois esta discute profundamente a atuação do educador social, frente a esta nova concepção pedagógica, a Pedagogia Social de Rua, através de suas descobertas e anseios por uma pedagogia da emancipação do sujeito, sustentada na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. A Pedagogia da indignação de Paulo Freire também merecerá a nossa especial atenção. [...]