Pedagogia de tendência liberal tradicional.

Ideias de José Carlos Libânio..

A tendência liberal tradicional, reflexão pedagógica formulada por Libâneo, defende a seguinte concepção pedagógica.

  A escola tem como dever orientar os alunos para desempenhar o papel reprodutor das instituições vigentes da sociedade política.

A escola tem que levar em consideração para efetivar tal ação a prática, as aptidões individuais dos alunos.

 Não  é uma escola de transformação social e política, mas conservadora, tem como finalidade levar  as pessoas ajustarem as regras sociais.

A questão das regras vigentes defende uma sociedade de classe social, a cultura é o mecanismo de transmissão desses valores.

 A escola cumpre seu papel na incubação desses valores transformando o aluno  em um agente da não transformação.   

Por esse motivo a pedagogia valoriza o aspecto cultural, o mecanismo fundamental na transmissão das ideologias de domínio, as diferenças sociais são consideradas normais.

 A escola defende os preceitos do liberalismo econômico,  a ideia de igualdade de oportunidades, como isso bastasse para uma pessoa mudar de classe social.

Uma pedagogia completamente ingênua, pois na essência justifica a desigualdade de condições, tem como fundamento uma articulação filosófica de defesa do modo de produção capitalista.

O que é importante entender nesse procedimento pedagógico, as relações entre professor e aluno, não tem significado a respeito da realidade cotidiana, uma pedagogia completamente não crítica, só o professor poderá ser sujeito na ação pedagógica.

O aluno é aquele que aprende como depositário do saber, apenas como receptora a relação de sujeito e objeto, o professor é autoridade máxima, o ensino vem pronto acabado em definitivo, sem dialogo, sem nenhuma relação com as realidades do social.

O aluno deve estar pronto para defender as relações burguesas, qualquer mudança de visão pedagógica no sentido de buscar outro procedimento em que o  aluno seja também sujeito e não  objeto  é imediatamente proibido.

Edjar Dias de Vasconcelos