RESENHA

Este livro vem com partes significativas para verificar a prática docente com o olhar politizado de um autor que fez da educação uma bandeira importante na existência humana para o humano.

A pedagogia da autonomia implica no saber do educador o qual deve legitimar-se no seu papel como humano proficiente e competente no seu papel.

Assumindo responsabilidades com consequências proeminentes centradas em experiências estimuladoras que determine o sucesso do seu trabalho.

A educação exerce uma função de interventora do mundo, acompanhada de adeptos separatistas a educação se mantém única nos seus objetivos concretos e na sua busca por uma forma igualitária de aquisição do aprender.

Educadores progressistas exercem sem medo sua posição democrata coerente com seu sonho de educação de liberdade.

O educador autoritário mandonista perde legitimidade então escolhe o processo ‘’Lavar as mãos’’ dando poder ao opressor com medo de acusar injustiças.

Minimizar o ser humano implica em limita-lo e determinar suas escolhas: o que estudar, onde trabalhar, que religião deve seguir. 

     ‘ Prefiro a rebeldia que me confirme como gente e que jamais deixou de provar que o ser humano é maior do que os mecanismos. ’

       ‘Não existe liberdade sem risco’

        ’Não se vive a eticidade sem liberdade’

        ‘A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo de busca’                                                                 

Freire, Paulo Pedagogia da autonomia

CONSIDERAÇOES FINAIS

O educador progressista deve firmar-se e estar convencido de que o seu trabalho e as consequências dele é especificidade humana o qual exige um alto nível de responsabilidade ética de que a minha própria capacitação cientifica faz parte.

Trabalho realizado com gente porque gente pode negar-se, recuar e transgredir. Gente miúda, jovem ou adulta, mas em permanente processo de busca.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Ana Maria A. Freire

 Produção gráfica: Kátia Halbe Capa: Isabel Carballo

 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

 Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

 ISBN 85-219-0243-3

 I. Autonomia (psicologia) 2. Educação 3. Ensino 4. Prática de Ensino 5. Professores – Formação profissional I. Título  II. Série