PECUÁRIA MODERNA

A Pecuária Moderna Brasileira, vem buscando nesses últimos anos, apresentar ao mundo, que somos capazes de produzir – PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL – com Qualidade.

Quantidade. Não aventamos esse item. Somos os maiores.

Podemos viajar mentalmente, pela Pecuária Bovina de Corte; Pecuária Bovina de Leite: Avicultura de Corte, Avicultura de Postura Comercial, Suinocultura e por ai vai.

 

Alguns parâmetros comparativos a serem focados.

Um bovino quando se destina ao abate, com a idade de 30 meses, provavelmente já atingiu 18 arrobas ou 270 quilos de peso vivo.

Na Pecuária Bovina de Corte, os avanços são tão significativos e palpáveis, que já nos permite emprenhar uma novilha com 14 meses de idade. Algo impensável há não menos que 10 anos passados, fato esse que vacas paridas aos 24 meses, alterando drasticamente o patamar de produtividade e consequentemente de rentabilidade da atividade de cria de uma fazenda. Desmamando aos 8 meses, com peso de 90 quilos.

Na suinocultura a situação tem um panorama não muito diferente. Um leitão desmamado aos 21 dias atinge um peso de 5,4 quilos e quando destinado ao abate com 130 a 140 dias, 100 quilos. Uma velocidade incrível.

Na avicultura um pintainho de um (1) dia pesa quarenta e duas gramas (42) e acelera seu crescimento e ganho de peso inicial em seis (6) vezes.

Considerando que tecnicamente a Avicultura de Corte, que em um (1) metro quadrado, estaciona 10 frangos e no final de 40 dias, apresenta um peso individual de 2,500 quilos ou 25,00 quilos de frangos vivos por metro quadrado.

Essas três comparações nos possibilitam fazer uma análise do quanto a Pecuária se Modernizou.

 

Aos coscuvilheiros de plantão, tal ou tais fatos se realizam sem o uso de hormônios.

Não se discute com.... 

Assim como não é Alteração Genética,

São quatro (4) pilares sólidos que permitem tais resultados:

  • Genética;
  • Nutrição;
  • Manejo;
  • Sanidade;

A Pecuária Moderna Brasileira vem ganhando espaço no concerto mundial de produção de alimentos. Assim como ganha a cada momento a sua importância no PIB nacional.

“Para se ter uma ideia mais clara, o PIB brasileiro totalizou R$ 7,45 trilhões no último ano, sendo que o agronegócio representou quase R$ 2 trilhões. Quando se analisa o PIB do agro como um todo, a maior participação é da agricultura: 68%. Já a pecuária é responsável por 32% desse total” (*)

(*) Fonte: https://www.fan.com.br/site/2021/10/a-participacao-do-agronegocio-no-pib-e-nas-exportacoesbrasileiras.

 

As informações da FAO nos dizem que estamos no limiar absoluto de sustentação alimentar mundial.

 

 

E nesse contexto dinâmico/apavorante, a Pecuária Moderna Brasileira tende a assumir a sua participação responsável. A Pecuária Moderna Brasileira já dispõem de recursos de P.D.& I com tendências a evoluir. E nessa caminhada evolutiva a tendência é incrementar maiores ganhos de peso, em menor tempo e espaço físico como na. Avicultura de Corte, Pecuária de Corte, Suinocultura.

A situação momentânea e futura é de bem produzir dentro dos parâmetros de Bem Estar Animal. Levando em consideração alguns tópicos como a Informática, Pesquisas, Resultados, Mercado, Fome, Meio Ambiente as peças constantes nesse caminhar com que a Pecuária Moderna Brasileira deverá conviver.

Na era digital em que estamos vivendo, a Informática e a Inteligência Artificial passarão ser uma constante, vindo de encontro ao futuro da Pecuária Moderna Brasileira.

 

A realidade dos fatos se baseia em que uma porcentagem muito grande de pecuaristas, não fazem uso do que há de mais moderno. São digamos refratários a essas “modernagens”.

Se estamos buscando algo lucrativo maior ainda, na Pecuária Moderna Brasileira, nada nos impede de aos poucos irmos perscrutar as novidades tecnológicas que hoje se encontram à nossa disposição. Softwares, Computadores, Tablets, passarão a ser uma constante no dia do pecuarista, que pretende permanecer no mercado. Seja ela na Avicultura, Suinocultura e Bovinocultura.  

 

A Pecuária Moderna Brasileira, no seu âmago passa a exigir do Pecuarista, adoção de um Sistema Informatizado que lhe facilite a Administração da sua propriedade como um todo. E nesse caminhar em busca da Pecuária Moderna Brasileira, a visão futurística revela de pronto, os resultados esperados e factíveis. Ressalvando fatos inóspitos naturais.

O que o mercado oferece nos dias atuais é o que há de mais moderno. Chega-se ao preciosismo de se calcular o custo / benefício / dia de um confinamento por animal estacionado.

O mesmo raciocínio se aplica na avicultura seja de corte ou postura comercial. Um exemplo se relaciona na Conversão Alimentar / Preço da tonelada de frango abatido/mercado.

Já se vislumbra algo como; PECUÁRIA BOVINA DE CORTE E LEITE DE PRECISÃO; AVICULTURA DE CORTE E POSTURA DE PRECISÃO; SUINOCULTURA DE PRECISÃO. Que podemos traduzir como sendo a adoção de plataformas digitais, passará ser uma constante que facilitará o dia a dia do pecuarista.

A Pecuária Moderna Brasileira na realidade deverá, repito deverá (livre arbítrio) adotar a Informatização nos seus variados ramos produtivos de Proteína Animal, tendo como suporte a Anotações de Desempenho - Individual @ por animal e outras informações correlatas – Litros de Leite – Dúzias de Ovos; que municiará a Gestão da Pecuária Moderna.

Os elementos geradores de atividades da Pecuária Moderna Brasileira, quando analisados com auxílio das Plataformas Digitais, trará uma nova realidade ao setor de produção de Proteína Animal.

No entanto convém ressaltar, que se faz necessário que a equipe de colaboradores, liderada pela proprietária ou proprietário, passem a ter pleno domínio do pacote tecnológico a ser adquirido.

O momento passa, por assim dizer, exigir da Pecuarista ou do Pecuarista, aliar a sua experiência de anos e anos (o boi engorda com os olhos do dono) com a Pecuária Moderna Brasileira, via Pecuária de Precisão, nas suas variadas versões exploratórias, que se traduzirá na Pecuária 4.0.

E futuramente rumo à Inteligência Artificial.

Um exemplo atual.

“Inteligência Artificial como ferramenta de boas informações para os produtores tomarem as melhores decisões. ... Otimizando a cadeia avícola nas diversas fases da produção, a Inteligência Artificial pode ajudar na criação de algoritmos em cada fase (desde as matrizes até chegar ao final da cadeia com o frango de corte).” (*) Fonte

(*) https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/inteligencia-artificial-como-ferramenta-de-boas-informacoes-para-os-produtores

 

A Pecuária Moderna Brasileira é um ferramental que exigirá uma metamorfose considerável.

Mas tudo ao seu tempo. Uma análise acurada do momento em que a propriedade se encontra e qual ou quais as providências a serem desenvolvidas a partir do momento de embarcar nessa jornada rumo a PECUÁRIA MODERNA BRASILEIRA.

 

Médico Veterinário Romão Miranda Vidal.