PECADO VERSUS ARREPENDIMENTO (parte 1)

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19)

INTRODUÇÃO

Durante esta semana, a começar por hoje, nós estaremos nos ocupando com este tema que eu considero como sendo a coluna dorsal de toda a Bíblia. Porque sem a atitude de arrependimento na alma, o espírito não será consequentemente salvo do fogo do inferno. Então, a mensagem é esta: Se o Pecado teve a sua origem no Jardim do Éden com Adão, a Redenção teve, em contrapartida, o seu início na obra que foi realizada da Cruz do Calvário por intermédio de Cristo Jesus.

CORPO DO ESTUDO

Como todos nós sabemos de cor e salteado que o Pecado foi introduzido no mundo pela desobediência do primeiro casal que habitou o Jardim do Éden, imediatamente depois desse ocorrido o Senhor Deus providenciou uma obra de regeneração para a vida do ser humano: “POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, ENTRE A TUA DESCENDÊNCIA E O SEU DESCENDENTE. ESTE TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR” (Gênesis 3:15). A partir daqui iniciava-se uma batalha que perdura até os dias de hoje, ou seja, o Diabo querendo condenar, e Jesus aplicando o regate dessa condenação na vida do homem.

No mundo animal, a serpente é tida como o réptil mais traiçoeiro e venenoso de todos os demais. Por esta razão, quando o homem a encontra no seu caminho seu primeiro pensamento é o de exterminá-la como forma de prevenção. Portanto foi exatamente isto o que Deus fez depois que o veneno de Satanás foi inoculado na vida de Eva: “DISSE O SENHOR DEUS À MULHER: QUE É ISSO QUE FIZESTE? RESPONDEU A MULHER: A SERPENTE ME ENGANOU, E EU COMI. ENTÃO, O SENHOR DEUS DISSE À SERPENTE: VISTO QUE ISSO FIZESTE, MALDITA ÉS ENTRE TODOS OS ANIMAIS DOMÉSTICOS E O ÉS ENTRE TODOS OS ANIMAIS SELVÁTICOS; RASTEJARÁS SOBRE O TEU VENTRE E COMERÁS PÓ TODOS OS DIAS DA TUA VIDA” (vers. 13,14).

Ao desobedecerem à ordem central divina, o casal Adão e Eva foi sentenciado por Deus e, consequentemene,  passou a viver uma vida de muitas dificuldades no pós Éden. Sendo que nós vemos nesse episódio a primeira encarnação satânica acontecendo na história, a saber, o Diabo se manifestou no corpo da serpente para conduzir o ser humano à prática do Pecado: “PORTANTO, ASSIM COMO POR UM SÓ HOMEM ENTROU O PECADO NO MUNDO, E PELO PECADO, A MORTE, ASSIM TAMBÉM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS, PORQUE TODOS PECARAM” (Romanos 5:12). Mas a narrativa não pára neste versículo: “ENTRETANTO, REINOU A MORTE DESDE ADÃO ATÉ MOISÉS, MESMO SOBRE AQUELES QUE NÃO PECARAM À SEMELHANÇA DA TRANSGRESSÃO DE ADÃO, O QUAL PREFIGURAVA AQUELE QUE HAVIA DE VIR” (vers. 14). Ou seja, foi a partir da vigência da Lei mosaica que o homem tomou conhecimento do seu estado de um pecador contumaz e merecedor da condenação eterna

No entanto, logo nessa nossa primeira aula eu quero tranqüilizar o teu coração dizendo que se a desobediência do primeiro casal te trouxe a morte e à condenação pela ação da antiga serpente, em contrapartida, eu quero te mostrar que um poderoso Salvador foi enviado a sua vida para te resgatar dessa morte que seria eterna: “QUANDO O VI, CAÍ A SEUS PÉS COMO MORTO. PORÉM ELE PÔS SOBRE MIM A MÃO DIREITA, DIZENDO: NÃO TEMAS; EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO E AQUELE QUE VIVE; ESTIVE MORTO, MAS EIS QUE ESTOU VIVO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS E TENHO AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO” (Apocalipse 1:17,18). Que você possa se deleitar com esta palavra! Até amanhã com a nossa segunda aula. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa - Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)