FAVENI- FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA

LUCIANA SANTOS DE SOUSA 

   PÉ DIABÉTICO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE AMPUTAÇÕES 

                 

REDENÇÃO –PA

 2021 

   PÉ DIABÉTICO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE AMPUTAÇÕES 

Luciana santos de Sousa[1]

 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.

 

RESUMO-  O presente estudo busca aborda a importância dos cuidados de enfermagem na prevenção de amputações ocasionados por complicações do DM e o papel da enfermagem frente a assistência e ao controle adequado da doença. A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença ocasionada pela pouca ou nenhuma produção de insulina produzida pelo pâncreas, órgão localizado abaixo do estomago. Maus hábitos alimentares e sedentarismo podem ajudar no aparecimento desta grave doença que atinge milhares de pessoa em todo o mundo. Quando não tem o controle adequado da doença surgem várias complicações dentre elas amputações de membros inferiores. A DM é uma das patologias mais prejudiciais atinge grande parte da população mundial, ocasionando complicações, dentre elas as amputações dos membros inferiores e até mesmo óbito, cabe ao enfermeiro juntamente com a equipe multidisciplinar orientar o paciente sobre a importância de manter o controle da doença adequadamente, pois só assim é possível evitar o surgimento de tal complicação. Na prática as intervenções de enfermagem deixam muito a desejar, porém com um profissional disposto a mudar essa prática podemos sim ter uma assistência adequada de acordo com as diretrizes de saúde.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pé diabético. Prevenção. Cuidados de enfermagem.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença ocasionada pela pouca ou nenhuma produção de insulina produzida pelo pâncreas, órgão localizado abaixo do estomago. Maus hábitos alimentares e sedentarismo podem ajudar no aparecimento desta grave doença que atinge milhares de pessoa em todo o mundo. Quando não tem o controle adequado da doença surgem várias complicações dentre elas amputações de membros inferiores.

Quando os níveis de glicose estão muito elevados ocorre uma série de alterações, alterações essas que ocasionam várias complicações, dentre elas o pé diabético que se não for tratado pode levar a amputação do membro. Infelizmente esse tipo de complicação é mais comum do que imaginamos. A equipe de enfermagem tem um papel fundamental na prevenção dessas amputações.

Nos dias de hoje, vemos que ainda é muito comum esse tipo de complicação ocasionada pelo controle inadequado da doença, tendo visto que esse tipo de agravamento só aumenta a cada ano. Diante do exposto surgiram as problemáticas: como diminuir o agravamento desta patologia? Qual a atuação da equipe de enfermagem na prevenção de amputações? Com isso reconhecer a importância do controle adequado da doença, evitando assim complicações ocasionadas pelo descontrole do DM.

Nota-se que que o controle adequado da doença DM é de extrema importância para evitar o surgimento das possíveis complicações ocasionadas devido aos altos índices de glicose no sangue, percebe-se que a promoção a saúde e a prevenção desempenhadas pela equipe de enfermagem promovem excelentes resultados diante da prevenção de amputações decorrentes do controle inadequado do DM.

Com base nisto o presente trabalho tem como objetivo reconhecer a importância das intervenções de enfermagem frente a prevenção de amputações de membros inferiores, mostrar a importância da equipe de enfermagem para alcançar tal resultado, especificar a atuação da equipe de enfermagem frente a prevenção de amputações e identificar a importância de manter a doença controlada.

O tema proposto surgiu a partir da necessidade em ajudar pacientes na prevenção de amputações decorrentes do controle inadequado do DM, sabemos que a DM é uma doença que depende exclusivamente do controle glicêmico para que não venha a ficar descompensada, infelizmente as complicações causadas por esta patologia só vem aumentando a cada ano que passa.

Para a realização do presente estudo foi utilizado método de pesquisa bibliográfica, o qual consiste no exame da bibliografia, para o levantamento e análise do que já foi produzido sobre o assunto que é tema da pesquisa científica. Desta forma, foi feito um levantamento bibliográfico e, depois, a coleta de informações, dados, fatos e informações contidas.

O trabalho está dividido por tópicos e sob tópicos, resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte evidenciando a importância do enfermeiro frente a prevenção das complicações e na prevenção de amputações relacionadas ao DM. Os tópicos foram desenvolvidos de acordo com a necessidade de facilitar o entendimento do assunto abordado para o leitor.    


DESENVOLVIMENTO

A DM é uma das patologias mais prejudiciais, atinge grande parte da população mundial, ocasionando complicações, dentre elas as amputações dos membros inferiores e até mesmo óbito, cabe ao enfermeiro juntamente com a equipe multidisciplinar orientar o paciente sobre a importância de manter o controle da doença adequadamente, pois só assim é possível evitar o surgimento de tal complicação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) a Diabetes Mellitus (DM) é uma patologia reconhecida pelos altos índices de glicose no sangue(hiperglicemia). Ocorre devido a falhas de excreção ou na ação dos hormônios da insulina, produzido no pâncreas pelas células betas. A principal função da insulina é proporcionar a passagem da glicose para células do organismo de modo que ela seja capaz de ser reaproveitada para várias atividades celulares. A carência de insulina ou uma deficiência na sua ação sucede consequentemente abundância em de glicose no sangue o que caracteriza hiperglicemia (SBDEM, 2021).

Os tipos mais comuns são tipo I e tipo II. DM tipo I, mais conhecida como diabetes infanto juvenil ou autoimune, pois o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para suprir as necessidades, ocorrendo alto destruição das células betas pancreáticas, afeta mais os adolescentes e adultos jovens. O DM tipo II, o organismo desenvolve resistência à insulina, atinge mais adultos a partir dos 40 anos de idade.

A DM é uma das patologias mais prejudiciais atinge grande parte da população mundial, ocasionando complicações, dentre elas as amputações dos membros inferiores e até mesmo óbito, cabe ao enfermeiro juntamente com a equipe multidisciplinar orientar o paciente sobre a importância de manter o controle da doença adequadamente, pois só assim é possível evitar o surgimento de tal complicação.

 

Em meio às alterações supracitadas, a neuropatia diabética merece atenção especial. Isso se deve ao fato de ela ocorrer mais comumente no curso natural da doença, pelo seu alto grau incapacitante, mutilante e recorrente, além do custo para o indivíduo e para o sistema de saúde (POLICARPO, et al., 2014, p.37).

A enfermagem tem o intuito e a plenitude em seu cuidado. Os enfermeiros são obrigados a estarem cientes da relevância em oferecer uma importante assistência de qualidade, atentando- se aos agravantes à saúde de seus pacientes, acompanhando o controle da doença. Isso equivalem como rotinas essências para impedir o aparecimento pé diabético e outros agravamentos (POLICARPO, et, al.,2014).

O enfermeiro tem papel essencial na análise sistemática dos pés e no reconhecimento prévio dos fatores de risco, possibilitando a diminuição da úlcera e amputação. Essas análises devem ser relacionadas ao histórico do paciente, buscando a incidência de lesões ou amputações precoce, e à análise se há imperícia do paciente ao realizar o autocuidado com os pés (SOUSA, et, al,.2017).

A atribuição do enfermeiro e seu comprometimento com as atividades de promoção a saúde e a prevenção destes agravamentos indispensáveis para a promoção das ações, a coparticipação da dos indivíduos, especialmente pertencentes ao autocuidado. As ações educacionais necessitam estar concedido para todos os pacientes e familiares, havendo como referência a formação de ligação com os profissionais e será capaz aceitação ao tratamento, além de comunica-los acerca dos cuidados com o diabetes ao todo e principalmente com os pés (RIBEIRO; NEVES,2018).

O enfermeiro juntamente com sua equipe é indispensável na promoção, prevenção e recuperação da saúde do cliente, tendo em vista que a enfermagem sempre está à frente de todas as intervenções ligadas há qualquer patologia que acometem os pacientes. Infelizmente a Diabetes Mellitus está entre as doenças que mais causam complicações, isso ocorre devido ao seu controle inadequado.

 

PÉ DIABÉTICO

A DM é capaz de causar inúmeras complicações que se apresentam a curto e longo prazo. Tais complicações agudas sucedem-se de modificações metabólicas rápidas, que necessitam de tratamento imediato, hipoglicemia e a cetoacidose diabética são exemplos. Essas complicações crônicas são resultados principalmente de hiperglicemias prolongadas que levam ao surgimento de lesões microvasculares, como neuropatia, retinopatia, nefropatia, lesões microvasculares, doença artéria coronária, doença cerebrovascular e doença arterial periférica (MARTINS,2021).

Para Pereira e Almeida (2020,p27) a DM “É uma condição fisiopatológico, que tem como característica o aparecimento de lesões nos pés resultantes das modificações vasculares periféricas e/ou neurológicas próprias da doença”.

Conforme Brandão:

Cuidar de feridas de cicatrização complexa como o pé diabético é um desafio crescente, que requer táticas inovadoras e atenção dos profissionais de saúde, em especial, os que se encontram nos Centros de Saúde da Família, por estarem mais próximos da população, em que se destaca a necessidade de estratégias de educação em saúde no tangue o diabetes e suas complicações, como o risco de amputação de membros inferiores, além de outras patologias crônicas (BRANDÃO,2020,p.60).

 

 Dentre os problemas crônicas do DM, a neuropatia se ressalta se por ser uma das mais frequentes, afetando cerca de 50% das pessoas com diabetes, tornando os pés uma das áreas mais suscetíveis do corpo para pessoas com DM (OLIVEIRA, et, al., 2016). A atenção com os pés dos pacientes diabético abrange inúmeras medidas que necessitam de estreita assistência e sensatez tanto do paciente quanto do profissional enfermeiro tornando-se a atividade educativa a melhor ferramenta para colaborar na prevenção do pé diabético e subsequentes complicações, proporcionando impressionar as pessoas para a promoção do autocuidado e transformação no estilo de vida (RIBEIRO;NEVES,2018).

 

Dentre as complicações desencadeadas pela diabetes mellitus (DM) está o “pé diabético” que se constitui num problema de saúde pública, em razão da frequência com que ocorre e do alto custo do tratamento. O pé diabético pode acarretar grandes prejuízos ao cliente, desde restrições em suas atividades cotidianas e profissionais, baixa autoestima, danos psicológicos, necessidade maior do apoio dos familiares, até gastos financeiros com seu tratamento e hospitalizações (MELO, et, al.,2011,p.38).

 

A profilaxia é a forma mais eficiente e descomplicada de impedir o aparecimento de novas complicações e eminentes amputações totais e parciais de um membro. Assim sendo o enfermeiro tem de estar ciente do seu papel como orientador, de modo que ensine os cuidados apropriados com os pés, expondo a relevância do paciente na adesão ao tratamento. Informado o paciente passa a conferir cotidianamente seus pés com ajuda dos familiares a procurar por sinais como bolhas, fissura e ulcerações (DANTAS, et, al., 2013).   

 

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO

Uma alimentação saudável dentro dos padrões calóricos e exercícios físicos também ajudam na prevenção de amputações dos membros inferiores, um indivíduo que permanece com os níveis de glicose dentro dos padrões ideais é capaz de ter uma vida normal sem o aparecimento de complicações ocasionadas pela doença.

Segundo: Assuncim, et al :

Conforme estudo, até 50% das amputações podem ser evitadas com atividades de educação em saúde acrescidas do estímulo ao autocuidado e do atendimento interdisciplinar,5 entretanto a baixa adesão às atividades de autocuidado está relacionada a fatores de ordem pessoal, socioeconômica e cultural, além de aspectos relativos à doença, ao tratamento, ao sistema de saúde e à equipe multiprofissional (Assuncim et al, 2021,p.18).

 

  O acompanhamento diário do paciente com DM seja na unidade básica de saúde, hospitais ou clinicas é muito importante, além do enfermeiro e sua equipe também é indispensável o acompanhamento com o endocrinologista em ambos os tipos de DM. A educação e a compreensão da família é imprescindível na prevenção de novos aparecimentos de novas complicações e também para obter controle do quadro clínico do paciente independentemente de qual seja o tipo de DM temos que manter os índices de glicose dentro dos padrões ideais, pois uma diabetes descompensada leva o paciente a um estado gravíssimo podendo o mesmo chegar a ficar em como devido o controle inadequado da doença.

A enfermagem deve oferta apoio educacional para o cuidado com os pés e o risco de novas ulcerações e amputações de acordo com a necessidade de cada paciente. Sendo assim devem ser realizadas consultas constantes, ressaltando o exame dos pés pela pessoa com DM, além de observar as razões de risco, índicos de doença arterial periférica, modificações na pele, utilização imprópria do calçado, aparecimento de edemas, nos membros inferiores, mudanças na perfusão periférica, manifestações de isquemia e neuropatia (MELO et al,. 2011).

Para Dantas et al:

O cuidado preventivo é a forma mais eficaz e simples de evitar uma complicação e futura amputação parcial ou  total  de  um  membro. Nesse sentido, o enfermeiro deve estar ciente do seu papel como educador, de forma a buscar ensinar o cuidado adequado com os pés, mostrando a importância do paciente na adesão do tratamento. Ensinado, o paciente passa a inspecionar diariamente seus pés com a ajuda da família a procura de alterações como bolhas, fissuras, ulcerações (DANTAS, et al., 2013,p.10).

 

Para impossibilitar as complicações causadas pela a DM, é essencial que existe prevenção e que o profissional da enfermagem acompanhe rotineiramente o tratamento dos pacientes, orientando gentilmente acerca dos cuidados que é preciso que precisam ser tomados em relação ao controle da glicemia capilar, a alimentação apropriada, a prática de exercício físico diariamente, o autocuidado com os pés, são procedimentos que fazem com que a vida do portador de diabetes seja mais saudável e com menos complicações (CARVALHO,2016, apud CARVALHO, et al,. 2021).

Segundo Borges; Brandão; Carvalho:

Durante a consulta de enfermagem torna-se de suma importância a detecção precoce de complicações e o acolhimento destes pacientes. Para se evitar a amputação, a maneira mais eficaz ainda é a prevenção. Desse modo, o profissional deve sempre mostrar aos pacientes os riscos, orientando quanto às complicações do pé diabético fazendo sempre o controle da glicemia, para que não haja complicações o que, consequentemente, reduzirá o risco de ulceração e amputação de membros inferiores. (BORGES; BRANDÃO; CARVALHO, 2020,p.9).

 

O enfermeiro deve sempre frisar em suas consultas ao portador de DM a importância de implementar o autocuidado em sua rotina. Enxugar os pés após o banho, manter as unhas sempre cortadas, usar calçados apropriados, hidratar a pele de preferência com cremes que sejam próprios para a pele do diabético, evitar andar descalço na terra, são medidas que devem ser tomadas como rotina do autocuidado, pois as mesmas fazem uma grande mudança na vida do paciente quando são realizadas ao pé da letra. Segundo Oliveira (2017,p.34) ”Além disso, essas atitudes são necessárias para sensibilizar as pessoas com DM para o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado”. Portanto para que o paciente tenha sucesso no seu tratamento é necessário que ele também faça sua parte e assim evitara o surgimento de complicações como o pé diabético.

O papel do enfermeiro é de grande importância para o acompanhamento das complicações a ponto de impedir o surgimento de danos, sem precisar de grandes meios para realizar uma consulta de qualidade. Ao prestar um cuidado ao paciente com pé diabético acrescentado a cooperação da família, são recursos essenciais para possibilita uma maior aceitação ao desempenho das orientações de autocuidado, assim como o apoio emocional são motivos fundamentais para um excelente tratamento (OLIVEIRA, et al.,2017). 


CONCLUSÃO

Com base nos artigos científicos estudados foi possível concluir a importância do cuidado adequado do DM na prevenção de amputações dos membros inferiores e também da equipe de enfermagem para garantir bem-estar físico, mental e social entre os portadores de DM com complicações, tornando assim sua participação imprescindível para alcance de tais resultados.

Percebemos que a educação é fundamental na prevenção de amputações e no controle adequado da doença em questão, tendo em vista que os enfermeiros juntamente com o paciente trocam experiência e retiram dúvida no decorrer do tratamento, respeitando as crenças do paciente e mantendo o profissionalismo. É importante sempre frisar ao paciente sobre sua colaboração durante o tratamento, pois é essencial sua participação para o sucesso do tratamento.

 

REFERÊNCIAS

ASSUNCIM, Antonio Marcos et al. Consulta de enfermagem como espaço educativo para o autocuidado do paciente com pé diabético. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 17-22, 28 jan. 2021. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1984-4840.2020v22i1a4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/40566/pdf. Acesso em: 06 set. 2021.

 

BORGES, Lorrayne Rocha Gonçalves; BRANDÃO, Natalia de Souza; CARVALHO, Aline Cunha Gama. A ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2. Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico, [s. l], v. 5, n. 4, p. 1-12, maio 2020. Disponível em http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/360/289. Acesso em: 12 set. 2021.

 

BRANDÃO, Maria Girlane Sousa Albuquerque. PROCESSO DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Rede de Cuidados em Saúde, [S.I.], v. 14, n. 1, p. 52-61, jul. 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/4959/3209. Acesso em: 13 set. 2021.

 

CARVALHO, Dayara de Nazaré Rosa de et al. Atuação do enfermeiro na prevenção e tratamento do pé diabético em idosos: uma revisão integrativa de literatura. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 3, p. 1-12, 23 mar. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13359. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13359/12227. Acesso em: 01 set. 2021.

 

 DANTAS, Daniele Vieira et al. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO E SUAS COMPLICAÇÕES: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Cultura e Científica do Unifacex, [S.I.], v. 11, n. 11, p. 1-14, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/359/113. Acesso em: 02 set. 2021.

 

MARTINS, Isabel et al. PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Gestão e Desenvolvimento, [S.I.], n. 29, p. 85-110, 03 mar. 2021. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9782. Acesso em: 13 set. 2021.

 

MELO, Elizabeth Mesquita et al. Avaliação dos fatores interferentes na adesão ao tratamento do cliente portador de pé diabético. Revista de Enfermagem Referência, [S.I.], v. 3, n. 5, p. 37-44, 05 dez. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3882/388239964006.pdf. Acesso em: 11 set. 2021.

 

OLIVEIRA, Kathiane Patricya de Souza et al. CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Cultural e Científica do Unifacex, [S.I.], v. 15, n. 1, p. 70-77, 23 out. 2017. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180410030340id_/https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/viewFile/916/pdf. Acesso em: 09 set. 2021.

 

OLIVEIRA, Patrícia Simplício de et al. Atuação do enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na prevenção do pé diabético Practice nurse family health strategy in the prevention of diabetic foot. Revista de Pesquisa Cuidado É Fundamental Online, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 4841-4849, 15 jul. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4841-4849. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4398/pdf_1. Acesso em: 11 set. 2021.

 

PEREIRA, Beatriz; ALMEIDA, Meives Aparecida Rodrigues de. IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO. Revista Jrg de Estudos Acadêmicos, [S.I.], v. 3, n. 7, p. 27-42, 13 jul. 2020. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/34/43. Acesso em: 10 set. 2021.

 

 POLICARPO, Natalia de Sá et al. Conhecimento, atitudes e práticas de medidas preventivas sobre pé diabético. Revista Gaúcha de Enfermagem, [S.I.], v. 35, n. 3, p. 36-46, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/rZZMLggGCJ8mTBrMLYnVtBd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 set. 2021.

 

RIBEIRO, Valeria Silva; NUNES, Maria Janaina Cavalcante. PÉ DIABÉTICO: CONHECIMENTO E ADESÃO ÀS MEDIDAS PREVENTIVAS. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás "Cândido Santiago" - Resap, [s. l], v. 4, n. 2, p. 156-168, 2018. Disponível em: https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/95/120. Acesso em: 02 set. 2021.

 

SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia -. O que é Diabetes? 2021. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/. Acesso em: 07 set. 2021.

 

SOUSA, Luana Savana Nascimento de et al. CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 30, n. 3, p. 2-10, Não é um mês valido! 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/408/40854839019/40854839019.pdf. Acesso em: 07 set. 2021.

 

SOUZA, Keiliane Ribeiro de. PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO. 2017. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharel em Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande – Ufcg Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Ccbs Unidade Acadêmica de Enfermagem – Uaenf, Campina Grande - Pb, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/15969/1/KEILIANE%20RIBEIRO%20DE%20SOUZA%20-%20TCC%20ENFERMAGEM%20CCBS%202017.pdf. Acesso em: 09 set. 2021.