Pausa para a foto: o retrato tirado


Mas o que importava mesmo, era a alegria de estarem juntos naquele momento, revivendo os bons momentos da juventude e vivendo novos momentos inesquecíveis. A foto, além de retratar a beleza daquele lugar, retratava a união e o amor daquela família. Bem sabemos que um retrato é uma representação gráfica da aparência de uma pessoa, geralmente em forma de desenho ou pintura. Já uma foto, é uma imagem registrada por meio de uma câmera fotográfica. Ambas as formas de arte têm o poder de capturar momentos e emoções para que possam ser lembrados e apreciados no futuro. Aquele momento era mágico, deveria ser eternizado não somente na memória de cada pessoa, mas deverei passar de geração em geração por meio de uma foto. 

Naquele momento, todos se reuniram para registrar aquele momento especial. O sol brilhava forte e a brisa suave soprava em meio à paisagem verde que os cercava. Alguns faziam poses, mostrando o quanto estavam felizes e orgulhosos daquela herança familiar. Outros, no disfarce de querer sair bem na foto, se colocavam no centro da visibilidade, rindo e brincando. Alguns ajustavam suas roupas, outros corrigiam suas poses, mas todos tinham um sorriso estampado no rosto. 

Era uma foto perfeita, que retratava a união e a felicidade daquela família. Uma foto que seria guardada com carinho por gerações, e que sempre seria lembrada com alegria e saudade pelos membros da família, mesmo quando estivessem distantes uns dos outros. Era uma foto que retratava um momento único e especial, que seria eternizado para sempre.

Os irmãos e os primos, reunidos, sorriam para a câmera, posando para o retrato que seria guardado como lembrança dessa visita ao passado. Enquanto 
uns sorriram, outros mantiveram uma expressão séria, mas independentemente disso, suas imagens agora é preservada para a eternidade marcando a história com o sorriso em conjunto.

Clarence Darrow, o renomado advogado e defensor dos direitos humanos, escreveu acerca da vital importância do riso em uma ocasião. Ele afirmou, com sua sagaz sagacidade, que "se a pessoa perde a habilidade de sorrir, ela também perde a habilidade de pensar". 

Essa declaração, profunda e reflexiva, ressoa com a verdade da humanidade e sua necessidade de encontrar alegria em meio a dificuldades. Além de sua carreira como advogado, Darrow também foi um escritor produtivo, publicando vários livros, incluindo um auto-retrato e uma coletânea de ensaios sobre justiça e igualdade. Ele também escreveu artigos para jornais e revistas. 

Como se fosse uma mágica, as memórias antigas, guardadas nas antigas moradas, revivem-se, trazendo de volta momentos de glória e júbilo do passado, dando vida a lembranças adormecidas.

Nisso, o retrato foi tirado. 

A foto foi clicada e eles aplaudiram animados, todos se reuniram em volta para ver o resultado. Aquela foto ou retrato era muito significativo uma vez que podia eternizar um momento tão específico na vida daqueles membros familiares. Tinha o poder de transmitir a ideia de que uma imagem importante foi capturada e registrada para ser apreciada e lembrada no futuro. É uma forma de preservar o passado e de deixar um legado para as gerações futuras.

Aquela imagem registraria para sempre aquele momento único e alegre, rodeados pelos campos e plantações de sua família. A foto seria uma lembrança constante desse momento feliz e maravilhoso. Representava a coragem desta nova geração de parentes em romper com os medos que rondavam seus antepassados.

A coragem é uma virtude admirável que se manifesta na capacidade de enfrentar o medo, de governá-lo e subjugá-lo, sem jamais ser completamente vencido por ele. É um atributo que foi venerado ao longo da história, desde os heróis épicos da antiguidade até os visionários e pensadores contemporâneos. Mark Twain, o grande escritor e humorista americano, escreveu sobre coragem com uma percepção profunda e poética: “Coragem é a resistência ao medo, o domínio sobre o medo, não ausência do medo”. 

Em suas obras, ele examina a natureza da coragem e seu papel na vida humana, retratando-a como um elemento fundamental da alma humana, que permite aos seres humanos superarem obstáculos, enfrentarem desafios e buscarem a realização de seus sonhos. A coragem, portanto, daqueles irmãos e primos transcendiam o tempo e o espaço, unindo passado, presente e futuro num ideal universal da humanidade.

E assim, eles continuaram a caminhar adentro pelas terras da família, relembrando histórias e vivendo novos momentos juntos. Eles caminharam com coragem e determinação pelo resto da tarde, contando histórias, rindo e revivendo momentos importantes da infância. 


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/