PAU-BRASIL - OU PAU PERNAMBUCANO “A ÁRVORE NACIONAL”

POR: José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Considerada a árvore nacional, o Pau-Brasil é uma espécie nativa da região da Mata Atlântica. Declarada pela Lei Federal de nº 6.607 de 07 de dezembro de 1978.

Os primeiros a cultivarem essa árvore foi os indígenas,antes mesmo do período colonial e o apelidaram como Ipirapitanga.  Anos mais tarde, com os colonizadores portugueses, o povo indígena serviu como mão de obra escrava para a comercialização da coroa portuguesa.

No século XVII, os europeus começaram a explorar a madeira com muita frequência, utilizado sua seiva (resina) de cor avermelhada para utilização de tecidos de luxo, com isso, a exagerada exploração da árvore, servindo de escambo, com os índios em utensílios domésticos, objetos comuns, espelhos, ferramentas,  tecidos e artigos de primeiras necessidades.

Segundo os historiadores e pesquisadores, o Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica dos colonizadores portugueses como empreendedorismo naquela época, devido a grande procura. Nas terras brasileiras existiam mais de 70 milhões de árvores plantadas. Sua altura chega mais de 40 metros de altura. Outra árvore é considerada como árvore símbolo do Brasil: O Ipê, mas, o Pau-Brasil é considerado por Lei “Árvore Nacional”. Outros projetos foram declarados pela Câmara dos Deputados.

O Pau-Brasil é também conhecido como Pau-de-Pernambuco, Ibirabutá, arabutã, pau-de-tinta, pau-rosado. Em algum idioma como italiano e francês é conhecido como “Pernambuco” ou Hoje sua conservação está em estado ameaçado.  Também em Pernambuco está situado o único Museu do Pau-Brasil do país, situado no município de Glória do Goitá.  Encontramos   também  nos estados  da Paraíba, Rio Grande do Norte Alagoas, Sergipe, Bahia   e Rio de Janeiro.  O município de São Lourenço  da Mata é considerado a capital nacional do Pau-Brasil.

Na região da Mata Atlântica encontram algumas árvores plantadas em sítios históricos, praças, e canteiros pelas cidades. Em Recife, no estado de Pernambuco podemos encontrar em pleno centro da cidade, entre o Bairro da Soledade e Conde da Boa Vista. Avistamos algumas árvores do Pau-Brasil no entroncamento da Rua João de Barros com Rua Joaquim Felipe, com uma placa e comentários da Lei de sua criação.

Nos mesmos arredores, é grande a quantidade da vida animal com aves tipo Sabiá Laranjeira e o canário da terra.

No século XX, o dramaturgo e escritor Oswald de Andrade fez um manifesto sobre a nova poesia brasileira intitulada “Manifesto da poesia do Pau-Brasil”.