Viajar é uma experiência incrível e se você deseja incrementar a sua viagem como passeios turísticos de bicicleta, essa experiência pode se tornar ainda mais linda e inesquecível. E se seu próximo destino é o Sul do Brasil você não pode deixar de ler esse post com tudo que você precisa saber sobre passeios de cicloturismo na região Centro-oeste.

Fazer passeios turísticos de bicicleta é a ultima moda no Brasil, especialmente em destino de turismo de aventura. Se você está pensando em empreende uma viajem inesquecível e emocionante pelo Centro-oeste do Brasil, conhecendo os principais  roteiros turísticos de bicicleta, esse post é pra você.

- Cicloturismo no Brasil

Os roteiros turísticos de bicicleta no Brasil já não são apenas uma alternativa, claramente o cicloturismo se configura no mercado do turismo atual como uma opção super bem aceita pelo turista e é uma tendência que veio para ficar. Em todo o Brasil já são mais de 1,6 mil km de ciclovias e diante do crescimento da demanda do cicloturismo nas agências de viajem e excursões especializadas em visitas guiadas de bicicleta, destinos como Brasília, Rio de Janeiro e SãoPaulo são campeões na construção de ciclovias exclusivas para turistas ciclistas. Segundo um levantamento feito pela União de Ciclistas do Brasil, a Brasília é a cidade com a maior quantidade de ciclovias do país,440 km de ciclovias, depois vem o Rio de Janeiro com374 km e SãoPaulo com290 km de ciclovias.

 

- Como funciona o serviço

As bicicletas turísticas estão equipadas com um áudio guia, em português e inglês, o aparelho de som vai acoplado ao capacete e acompanhado, além disso, na maioria das cidades o serviço dispõe de pelo menos dois guias para ajudar o turista a fazer o recorrido, dar informações históricas e curiosidades sobre os pontos principais em cada cidade. O cicloturismo é um sucesso absoluto tanto entre turistas de estados do Brasil como entre os estrangeiros, em geral 65% dos participantes dos “Bike Tour” por todo o Brasil são  turistas locais descobrindo a sua própria cidade.

- Onde a moda começou até chegar ao Sul do pais

Os recorridos mais famosos de cicloturismo no Brasil começaram no nordeste, o arquipélago de Fernando de Noronha, a pouco mais de540 km do Recife, foi pioneiro na modalidade e marcou tendência em todo o pais. Inclusive já se planeja implantar o serviço de bicicletas públicas na ilha, com bicicletas especiais e exclusivas para deficientes visuais e outras para pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, se criaram novos espaços para realização de trilhas tanto para pedestres como para ciclistas, e muita sinalização indicativa em português e inglês, trabalho realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

Cicloturismo no Cento-oeste: Brasília

Na Capital Federal você poderá encontrar serviços de cicloturismo que oferecem três circuitos diferentes: O Eixo Monumental, as Escalas de Lúcio e a Orla do Lago. Você pode pedalar ara o Circuito Eixo Monumental, que dá direito a um vislumbre das Escalas de Lúcio, aproveitando as ciclovias, pedalando e conhecendo a cidade. Durante o passeio você vai poder descer da bicicleta para escutar as explicações do guia sobre arte, história, arquitetura, urbanismo, cultura de Brasília e do Brasil. Você vai descobrir que Brasília é uma cidade única!

- Recorrido do passeio

O eixo monumental começa ao lado da Torre de Tv com para reunir os participantes, revisar o bom funcionamento das bicicletas e para apresentação dos guias e do recorrido, em geral, nesse tipo de passeio de cicliturismo existem dois guias de acompanhamento. As Bicicletas são distribuídas, assim como todo material de segurança, principalmente capacetes, além de água e material de primeiros socorros que possam ser necessários no caminho.

- Primeira parada

 

A primeira parada se faz aos pés do letreiro “Eu amo Brasília, aí o guia responsável conta um pouco da história da construção da cidade e explica como será o passeio. Desde aí segue o roteiro caminho ao Setor Comercial Sul, com uma parada no Hotel Nacional para descobrir algumas histórias fascinantes do lugar já que a galeria do hotel já foi um grande centro comercial. Depois se faz todo um recorrido circulando os prédios do Setor Comercial Sul, até o painel de Athos Bulcão e os edifícios gêmeos de Lelé.

Na continuação se pode passar pelo lendário Conic, um setor comercial cheio de histórias e contrastes e atravessando por cima da plataforma superior da rodoviária se chega ao parapeito do outro lado e se pode observar uma vista privilegiada da Esplanada dos Ministérios, um dos principais pontos do passeio.

- A Praça da República

A Praça da República e a Catedral representam outro grande momento de emoção do passeio, os vitrais, a luz, os anjos, tudo te arrebata e te sensibiliza. Para descer a Esplanada é preciso pedalar ao lado dos ministérios até o Palácio do Itamaraty, atravessando o prédio pela parte de trás não tem paredes e é possível ver a escada “flutuando” ao fundo em meio aos jardins de Burle Marx. E ainda na área do Palácio, há uma curiosidade histórica que poucos conhecem uma peça de granito enorme, que serviu de marco dos limites de terras portuguesas na América. Essa rocha veio trazida de Portugal em meados do século XVIII.

- O Congresso nacional e a Praça dos Três Poderes

A descida clássica do Congresso Nacional até a Praça dos Três Poderes pode ser uma grande aventura de bicicleta. Na Praça tem um montão de coisas para ver: o Palácio do Supremo Tribunal Federal, o Pombal, o Panteão da Pátria, a Pira, a Bandeira, o Palácio do Planalto, os Candangos, o marco do tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade e o Centro de Atendimento ao Turista que tomou o lugar da antiga Casa de Chá da Praça.

Dica de serviço de Cicloturismo em Brasília

  • Serviço – Camelo Bike Tour

Os circuitos variam de R$90 aR$ 150, incluindo garrafa d’água e barra de cereal. Os circuitos tem duração de 3h e 5h aproximadamente.

Pergunte se tem desconto caso você leve sua bike 

Telefone: (61) 8412-4758

Se você gostou deste artigo, acompanhe www.bikeloko.com.br/dicas.