Fazer passeios turísticos de bicicleta é a ultima moda no Brasil, especialmente em destino de turismo de aventura. Se você está pensando em fazer uma viajem inesquecível e emocionante pelo Sul do Brasil, conhecendo os principais  roteiros turísticos de bicicleta, esse post é pra você.

                                                                                                           Viajar é uma experiência incrível e se você deseja incrementar a sua viagem como passeios turísticos de bicicleta, essa experiência pode se tornar ainda mais linda e inesquecível. E se seu próximo destino é o Sul do Brasil você não pode deixar de ler esse post com tudo que você precisa saber sobre passeios de cicloturismo na região Sul.

- Cicloturismo no Brasil

Os roteiros turísticos de bicicleta no Brasil já não são apenas uma alternativa, claramente o cicloturismo se configura no mercado do turismo atual como uma opção super bem aceita pelo turista e é uma tendência que veio para ficar. Em todo o Brasil já são mais de 1,6 mil km de ciclovias e diante do crescimento da demanda do cicloturismo nas agências de viajem e excursões especializadas em visitas guiadas de bicicleta, destinos como Brasília, Rio de Janeiro e SãoPaulo são campeões na construção de ciclovias exclusivas para turistas ciclistas. Segundo um levantamento feito pela União de Ciclistas do Brasil, a Brasília é a cidade com a maior quantidade de ciclovias do país,440 km de ciclovias, depois vem o Rio de Janeiro com374 km e SãoPaulo com290 km de ciclovias.

- Como funciona o serviço

As bicicletas turísticas estão equipadas com um áudio guia, em português e inglês, o aparelho de som vai acoplado ao capacete e acompanhado, além disso, na maioria das cidades o serviço dispõe de pelo menos dois guias para ajudar o turista a fazer o recorrido, dar informações históricas e curiosidades sobre os pontos principais em cada cidade. O cicloturismo é um sucesso absoluto tanto entre turistas de estados do Brasil como entre os estrangeiros, em geral 65% dos participantes dos “Bike Tour” por todo o Brasil são  turistas locais descobrindo a sua própria cidade.

- Onde a moda começou até chegar ao Sul do pais

Os recorridos mais famosos de cicloturismo no Brasil começaram no nordeste, o arquipélago de Fernando de Noronha, a pouco mais de540 km do Recife, foi pioneiro na modalidade e marcou tendência em todo o pais. Inclusive já se planeja implantar o serviço de bicicletas públicas na ilha, com bicicletas especiais e exclusivas para deficientes visuais e outras para pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, se criaram novos espaços para realização de trilhas tanto para pedestres como para ciclistas, e muita sinalização indicativa em português e inglês, trabalho realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

 

Cicloturismo no Sul do Brasil

No Sul do Brasil, especialmente na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, os turistas já ganharam oito roteiros de bicicleta em cenários que parecem saídos de quadros pintados, os roteiros mais básicos passam por vales de vinhedos, recorrem a arquitetura camponesa trazida da Itália e terminam com um cicloturismo de aventura pelos caminhos que recortam montanhas. Em todos os casos a paisagem é belíssima e de bicicleta você não perde nenhum detalhe dessa região que já serviu inclusive de cenografia para novelas e filmes. O roteiro guiado tem recorridos que variam de10 a30 quilômetros, com várias opções de passeios com diferentes níveis de dificuldade, logicamente você não precisa ser um ciclista profissional para fazer o passeio que vai do nível leve ao nível radical dependendo da disposição e prática de cada turista.  A duração de pode ser de três a oito horas. Uma das paradas mais famosas, comum a todos os níveis do passeio são os Caminhos de Pedra, rota declarada Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul que oferece construções centenárias como cantinas coloniais, casa da tecelagem e um de museu a céu aberto que preserva a história dos imigrantes que chegaram a essa região a partir de 1875.

 

Os principais roteiros do Sul

Os principais roteiros e os que melhor atendem a todos os estilos de turistas ciclistas são os de dificuldade média, os visitantes esportistas e aventureiros que além de fazer turismo vem para queimar as calorias adquiridas nas vinícolas, cantinas e casa de fondue da região, são minoria, mas estão dispostos a realizar vários quilômetros. De qualquer maneira, os roteiros sobre duas rodas, estão pensados até mesmo para os mais sedentários, passa por endereços como a Casa da Erva-Mate, onde são demonstradas as técnicas de produção artesanal da erva usada no famoso chimarrão gaúcho, que em seu momento era feita em um antigo moinho movido à roda d'água, o recorrido mais básico também compreende a Casa da Tecelagem, onde as costureiras seguem fabricando roupas e tapetes. Outro roteiro disponível para os ciclistas é o trecho de 27 quilômetrosque corta o Vale dos Vinhedos, trata-se de um passeio de nível médio que atinge 800 metrosde altitude e passa por várias vinícolas.  Já os ciclistas mais radicais contam com uma trilha de nível difícil pelo Vale do Rio das Antas, um circuito de 28 quilômetrosde extensão percorrido em oito horas e com altitudes de até 780 metros.

 

Cicloturismo na rota do vinho

A Serra Gaúcha é famosa por suas vinícolas, entre os municípios de Bento Gonçalves, localidade reconhecida como a “Capital Brasileira do Vinho”, a cidade de Garibaldi, “Capital Nacional do Espumante” e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos compreende uma área de 80 km². Uma experiência única e inesquecível  que você não vai se arrepender de haver realizado. O roteiro cicloturístico da região, que totaliza 300 quilômetros, é fruto de uma sociedade entre uma empresa de ecoturismo de Santa Catarina e o Dall'Onder, hotel de Bento Gonçalves que deve ser considerado o primeiro bike hotel do Brasil. Os roteiros podem ser realizados em bicicletas convencionais ou elétricas e sempre terminam nas vinícolas, com visitação e degustação de vinhos exclusivos, a volta é feita de van.

 

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Site de turismo de Bento Gonçalves

www.turismobento.com.br

 

Caminhos do Sertão Cicloturismo

Os serviços começam a funcionar em novembro de 2014 e podem ser contratados a partir de uma pessoa. Os valores, que devem variar de R$ 100 aR$ 250 por pessoa, incluem empréstimo de bicicleta, acompanhamento de guias e carro de apoio.
Tel.: (48) 3234-7712 www.caminhosdosertao.com.br

 

Caminhos de Pedra

As casas são divididas em pontos de visitação, onde é possível entrar nas construções e endereços para observação apenas do lado de fora.
www.caminhosdepedra.org.br

 

- Existem roteiros para todos os gostos e mesmo que você não seja um esportista profissional, pode fazer o passeio tranquilamente de bicicleta escolhendo um roteiro categorizado como fácil e de menos tempo.

Roteiros propostos

 

1. Caminhos de Pedra

FORMATO 1 - REDUZIDO 
Duração: 3 horas | dificuldade: 1 (fácil)
Distância: 10 km | subida: 150m + descida: 150m

FORMATO 2 - COMPLETO VINHOS DE MONTANHA 
Duração: 6 horas | dificuldade 3 (médio)
Distância: 20 km | subida: 500m  descida: 350m

FORMATO 3 - COMPLETO A PARTIR DO HOTEL
Duração: 8 horas | dificuldade 4 (médio)
Distância: 29 km | subida: 650m descida: 600m

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Casa do Tomate, Casa Righesso, Salumeria, Casa da Ovelha, Casa Vanni, Casa da Tecelagem, Casa da Erva Mate, Vinícola Don Giovanni, Vinícola Cave Geisse, Vinícola Lovara e Vinícola Strapazzoni (foto abaixo).



2. Vale dos Vinhedos
FORMATO 1 - MONTE BELO DO SUL 
Duração: 8 horas | dificuldade: 4 (médio)
Distância: 27km | subida: 800m  + descida: 700m

FORMATO 2 - REDUZIDO
Duração: 4 horas | dificuldade 2 (fácil)
Distância: 12 km | subida: 300m  descida: 200m

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Cogumelos da Serra, Vinícola Marco Luigi, Vinhos Larentis , Vivatto Parque, Barcarola, Casa Madeira Delicatessen, Vinícola Pizzato, Famiglia Tasca, Il Divino Café, Prefeitura Monte Belo do Sul e Vinícola Miolo.

3. Estrada do Sabor
FORMATO 1 - REDUZIDO 
Duração: 4 horas |  dificuldade: 2 (fácil)
Distância: 17 km  |  subida: 350m  + descida: 380m

FORMATO 2 - COMPLETO 
Dduração: 8 horas | dificuldade 3/4 (médio)
Distância: 31 km  | subida: 730m  descida: 680m

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Vinícola Don Laurindo, Vinícola Peterlongo, Familia Mariani, Família Vaccaro, Osteria Della Colombina e Vinhos Betu.

4. Vale do Rio das Antas
FORMATO 1 - COMPLETO
Duração: 8 horas | dificuldade: 5 (difícil)
Distância: 28km  | subida: 780m   descida: 760m

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Nova Roma do Sul, Represa, Rio das Antas, Ponte de Ferro, Pinto Bandeira, Vínicola Valmarino e Vinícola Geisse.

 

Veja outras dicas em www.bikeloko.com.br/dicas.