Passeata do dia 16

Wanderson Vitor Boareto

  As passeatas do dia 16 de agosto me fizeram pensar sobre política. Um país onde o processo de formação está falido e grande parte das pessoas votantes não tem capacidade de fazer analise sobre economia, sistema de mercado, direito, filosofia, não está apto a votar. Mas o Brasil vive um período de democracia, mas para este termo ser real não poderia existir uma divisão de classes.

  Em uma sociedade de classes, a maioria é massa de manobra, já que não tem competência para decidir. Marx diz no século XIX que: “democracia é a ditadura da maioria”. Isso se percebe quando as vontades são compradas por migalhas. Nossa sociedade vende seus direitos por bolsas, seus valores por promessas e sua vontade pelo sentimento de ganhar mais com este partido ou aquele governo.

  Essa ilusão vem sendo implantada no Brasil a partir da década de 70 quando a ditadura militar destrói a escola de formação, e instala a escola de diplomas. Essa escola capitaliza os cursos e forma operários, e não homens e mulheres críticos, criativos e de opinião esclarecida. Sendo assim, limita os intelectuais à sala de aula. Os poucos pensadores que vão surgindo a partir dessa malévola proposta são isolados em algumas universidades. Pensadores esses são rotulados como comunistas, fanáticos até mesmo e loucos.

  Neste contexto os pensadores são substituídos pelos pastores evangélicos e padres cantores, não quer dizer que estes não tenham seu valor. A questão é que para se tornar um pensador acadêmico leva mais de vinte anos, de estudos, depois de se formar. Já a proposta religiosa leva consolo e fanatismo real aos pobres brasileiros lembrando que tem um provérbio que diz: “tem pessoas tão pobres que só tem dinheiro”.

  Lembrando que o Partido dos Trabalhadores nasceu em sacristia de igreja, e nesses 12 anos de governo do PT a única coisa que cresceu de verdade no Brasil foram as igrejas de doutrina da prosperidade. Sejamos francos o Brasil esta caótico! Não temos os serviços básicos que se resumem em segurança, saúde e educação. Não estou levando encontra moradia, programas ambientais, saneamento básico e outros.

  O nível de curso não pensantes vem crescendo, escolas não podem reprovar, famílias sem nem uma base moral e igreja que são usadas para lavagem de dinheiro são algumas das realidades que ninguém comenta. A culpa é de quem, de todos nós ou talvez de ninguém. O processo do capital é cruel! É a verdadeira doença dos nossos dias já que destrói o que é sagrado e compra o que é justo. O pior é que o povo brasileiro grita a todo estante que seus valores e sonhos, estão à venda.

  Mudar o governo é a solução? Se retirar a Dilma quem assume? Em uma sociedade de ladrões quem não rouba vai para cadeia. Isso é cruel! Mas não temos opção, isso que me deixa assustado. Qual partido é verdadeiro no sentido de buscar o melhor para a sociedade e não para grupos isolados, tem alguma proposta que não se rende ao capital internacional. São assuntos polêmicos e contraditórios. A realidade é horrível e mais assustadora que a maioria pode pensar.