PASSADO E PRESENTE NA HISTÓRIA DE NAVIRAÍ (MS)!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Quando olhamos para a nossa pujante e querida Naviraí, não devemos focar apenas no presente, mas compreender que existe a dinâmica chamada de ‘cada um faz um pouquinho’ e ‘juntos somos mais’! Neste entendimento, podemos saborear com profundidade as maravilhas que nos rodeiam, sabendo que nestes 57 anos de emancipação política de Naviraí, muitos contribuíram inclusive no anonimato, para o desfrute da geração mais nova!

            Não se trata de saudosismo, mas reconhecer a ligação harmoniosa e viva entre a história do presente e do passado de Naviraí. Infelizmente, na dimensão imediatista, somos levados a entender que a prosperidade de uma cidade, efetiva-se somente no viés político, ou seja, pelas ações de prefeitos e vereadores, com seus mandatos eletivos. Essa é uma visão equivocada, mas, não menospreza as autoridades constituídas de qualquer época, elas precisam ser homenageadas e não podem ser esquecidas! E, acreditando na dimensão do ‘juntos somos mais’, lembremo-nos dos ‘simples mortais’ da década de cinquenta e sessenta que enfrentaram as matas e os percalços, e que chegaram nesta terra com vontade de prosperar e deram vida a ela.

Em conversas com colonizadores, mesmo com idade avançada, eles expressam sentimentos de ‘dever cumprido’, mas, também certa ‘tristeza’ por serem ‘esquecidos’! Uma delas, a mais longa, foi com Senhor Ítalo Cândido e sua esposa Neuza e, além do seu irmão Antônio (in memória), eles são as memórias vivas da história de Naviraí. Brevemente será concretizado o projeto com Senhor Ítalo, referente à sua linda história!

O conhecimento da história destes desbravadores encanta, apaixona e leva o expectador a ser tomado pela forte emoção. Não tenho dúvidas que essa cidade, desde a planta inicial, nasceu para ser acolhedora de famintos pela prosperidade, não apenas da ‘materialidade’, mas de sonhos, acolhimento, religiosidade, família, enfim de todas as boas virtudes que o brasileiro carrega em seu coração.  

Nestes tempos de pandemia, tenho dedicado algumas horas para não deixar a história desta cidade ser esquecida. Ao reportar-me ao passado desta cidade, lembro pessoas, como o senhor Ítalo e tantos outros, alguns estão na eternidade, como Senhor Sakai, Miyazaki, João Cardoso, Virote, Euclides Fabris, Altevir Nunes, José Ventura, Dr. Antonito e tantos outros nomes que você, amigo leitor, deve estar lembrando neste momento.

 Faz poucos dias, entrevistei Dona Laura, filha do Senhor José Martins Flores, do qual temos o nome da escola no bairro Sol Nascente. Ela narrou uma história encantadora e emocionante, comprovando que seu pai, apesar de um mero carroceiro, também foi pioneiro desta cidade. Também narrou a respeito da ‘Escola Estadual de Naviraí’, primeiro educandário de nossa cidade.

Tantas histórias, onde passado e presente se ligam, como a de José Chagas e sua trajetória com seu sogro, Senhor André e Dona Inês, na década de sessenta e setenta; saga esta que levou ao nascimento do Supermercado Chama, neste mês, completando seus 30 anos!

Tantos colonizadores com suas contribuições feitas com garra, trabalho, determinação, sofrimento, mas, com a fé, sobretudo em Nossa Senhora de Fátima que os tornaram vencedores!

Naviraí, entre tantos episódios, acabou se transformando em Diocese e ganhou um excelente bispo, Dom Ettore Dotti muito carismático, simples e que consegue conquistar a todos!

E, assim, com a força do tempo passado e a dinâmica de tantos colaboradores, Naviraí vive seu tempo presente, mesmo com as dificuldades com o Covid-19, vivemos em paz e harmonia!

Nesta junção do tempo passado e presente, registro eterna gratidão às pessoas especiais: Cleuza Campos, Iraci Gasperin, Cleci Fortunati, Tânia Afonseca, Íria Siebel, Padre Carlão e Padre Jair, José Francisco Santos (in memorian), Aparecida Nonato (in memorian) e Francisco Aquino (in Memorian) que em muito contribuíram com este que vos escreve.   

Apesar de catarinense/capinzalense de nascimento, meu coração será naviraiense, pois nesta terra, além de meus filhos nascer foi onde desempenhei diversas funções no campo da educação, de onde tenho meu sagrado sustento!

Parabéns Naviraí por 57 anos, onde passado e presente são harmônicos!

Deus abençoe nossas autoridades, que façam sempre o melhor por essa terra!