Todo lugar urbano tem seus desafios e Parnaiba no Norte do Piauí tem e muito a conquistar.
Uma cidade onde tem rios, tem poluição, mas tem enchente também quando chove encharca tudo na Avendia São Sebastião. Precisa sempre de um projeto de drenagem.
Mas ela tem um povo divertido e alegre, com uma comida própria desde o tempo dos povos indigenas, e dos outros tipos de comidas típicas, além das comidas modernas, como as diversas pizzarias e padarias em todo lugar, tem também uma comida de feira popular, tem um jeito diversificado e animado, no mercado tem sempre um arrumadinho.
Tem mercado por todo lado da cidade, da guarita, de Fatima, no centro e na Caramuru, onde tem de tudo um pouco.
Tem gente comprando no Carvalho e outros supermercados inaugurados, e em outros mercadinhos e quitandas, agora os quiosques atendem ao povão nas ruas e Avenidas.
Uma coisa aprendi por aqui, nesta cidade há uma calma, muito boa e um povo muito acolhedor com uma forte acolhida fraterna.
Lugar de mutia reza, oração e fé a vontade, nas capelas espalhadas pela cidade coisa dos frades capuchinhso que passaram por aqui, ficando com uma Paróquia dinâmica a São Sebastião, paróquias e famílias envolvidas com as irmaãs religiosas e cristãos espalhados por toda cidade. Os terreiros de umbanda ficam mais perto da ilha grande.
Muita política presente por meio das eleições de 4 a dois anos. Mas o politico ausente das demandas populares, falta trem como transporte de massa interrompido na década de oitenta, o aeroporto está voltando a funcionar depois de longo tempo parado após ser inaugurado, e porto marítimo ainda não decolou, tudo isto tinha, agora se foi, mas a vida é boa demais a ponto de o povo pouco lutar por um transporte marítimo moderno, mas ainda há gente querendo vida digna, com saude, mas falta hospita regional de qualidade para atender a população de fato, evitando de todos irem para a capital buscar os diversos exames, então, muitos vão para o turismo da saúde em Teresina.
Mas tem universidade e faculdade para quase todo mundo da região abrange o Ceará e o Maranhão com o Ceará.
Neste lugar ha uma vida dinâmica fervendo por todo lado, pois o povo assiste o mundo passar por diversas mudanças culturais. Mas este lugar tem muita coisa pra apreciar. Onde vemos de tudo um pouco, muita gente turista que vem nos períodos de feriados, para sentir rapidamente uma acolhida desta gente boa demais.
Por isto que lembro do poeta "Nunca me disseram o que devo fazer Quando a saudade acorda", sei que levo de te saudade, quando juntos iamos por tuas ruas, apreciar um toque musical, visitar as familias, mas rompeu uma ilusão e nasceu a realidade, Parnaiba é cidade urbana com seus problemas e dilemas, mas guarda aquela vida do interior do sertão do piauí com uma ventania saudável por suas praias e cidades vizinhas do Maranhão
Na casa das irmãs missionárias de Jesus Crucificado fica uma lembrança de reuniões dsão os quilombolas, em grupos fizemos os projetos de resgate da cultura negra na concha acústica com apoioconvento  dos Redentoristas, os missionários de Parnaíba, além de outros projetos com o pessoal da agronomia, sugerindo ao sebastião uma plantação sustentável com aproveitamento de águ a utilizada., foi esta nossa experiencia de vida digna que esta cidade oferece. Alémd e ter uma escola de referência que foi administrada pelos frades capuchinhos por longo tempo.
Utopia e sonho vai ficando, mas um dia podemos de lá dizer que Parnaiba é uma cidade que precisa de mais apoio cultural e investir no social. O turismo religioso tem crescido a partir dos festejso dos padroeiros como São Francisco que tem romeiros do Ceará e Maranhão vindo para ter uma multidão de fiéis movimentando a economia e a cultura da cidade, em geral seguem para Juazeiro e Canindé, mas levam de Parnaíba a acolhida de seus irmãos Capuchinhos e os voluntários dos festejos de São Francisco das Chagas de Parnaíba.

Vamos oferecer este artigo ao povo de Parnaíba  e seus visitantes que trazem alegria  esta cidade que cresce cada dia no amor de Frencisco e Clar, graças  evangelização dos Frades Capuchinhos ea diversas congregações religiosas que ainda estão oferecendo sua evangelização.