PARÂMETROS CURRICULARES DA LINGUA PORTUGUESA E A ATUAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA OS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 

 

Gisele Barbosa dos Santos

     

      Os Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa os PCN’S foi implementada em 1997 e 1998, tem a função de auxiliar o trabalho docente nas instituições. O mesmo traz em sua composição metas e eixos transversais para serem trabalhados pelos educadores, com o intuito de contribuir para uma educação de qualidade, como também tem o objetivo de dar apoio às elaborações de projetos educativos e planejamentos pedagógicos e a construção do currículo. Os PCNS apresentam que cabe a escola viabilizar o acesso do aluno a um universo de texto que circulam socialmente, ensinada a produzi-las e interpretar, viabilizar textos de gêneros variados que circulam na sociedade. Conteúdos da Língua portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental são divididos em quatro eixos organizadores, língua oral, língua escrita e analise e reflexão da língua.

      O Componente Curricular, Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se encontra na área de Linguagens. Dialoga com as tendências, currículo e documentos produzidos na área como PCN da Língua Portuguesa. E continuam presente assim como nos PCN’S, o trabalho dos gêneros textuais na linguagem oral e escrita, como: tirinha, notícias, reportagens, charges, crônica e também gêneros do mundo digital. Os eixos estão divididos em, leitura, Oralidade, Produção de Texto e Análise Semiótica. Os campos de atuação estão divididos em Vida Cotidiana, Campo Artístico Literário, Estudo e Pesquisa, Campo da Vida Pública.

     Com a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novas contribuições para os currículos, materiais didáticos e formação de professores, desenvolvem a partir da enunciativa-discursiva de linguagem, que assume o texto como unidade de trabalho. Sempre relacionado ao contexto de produção e o desenvolvimento de habilidades significativos da linguagem em atividades de leitura, escrita e produção de textos para diferentes finalidades, o objetivo é estimular os estudantes experiências que possa ampliar os letramentos da educação básica de todo país. A disciplina de língua portuguesa assim como a maioria das disciplinas, deveram seguir as normas alinhadas a BNCC. O professor deverá criar planos de aula respeitando as competências, habilidades, unidades temáticas e objetivos de conhecimento disposto no documento; apresentar diferentes gêneros textuais conforme a etapa do ensino e os conteúdos, habilidades, e objetivos de português devem partir, sempre, do trabalho com textos.

    O objetivo é que desde cedo os alunos desenvolvam capacidades, tanto intelectual, como social, física, emocional e cultural. A BNCC é de suma importância no desenvolvimento da formação integral dos alunos, sendo que os educadores devem ser capazes de basear suas práticas nas prerrogativas deste documento. Sendo desenvolvida com o propósito de padronizar os currículos nacionais tendo em vista a maturidade intelectual e faixa etária dos estudantes.

     Portanto, os PCNs assim como a BNCC são documentos oficiais que norteiam a educação e orientam o professor. A BNCC é composta por dez competências a serem desenvolvidas pelos alunos, ela é um guia orientador que estabelece objetivos de aprendizagem de acordo com cada etapa escolar, considerando as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada localidade. É um documento nacional, mas que é adequado de acordo com cada região, de modo que haja igualdade e equidade na educação do país.

 

         REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

___ Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília. 1997