INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA -ULBRA

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

HEBERT OLIVEIRA FAGUNDES

ITALO RODRIGUES NASCIMENTO

DEVYSON DE OLIVEIRA SOUZA

THAUANY ELINAY GONCALVES DUARTE

LUCAS ALGUSTO DE PAULA PIMENTEL

RAIKÁ ALBERTINNE COSMO

 

ANÁLISE CRÍTICA: PARADA CARDIACA

 

Itumbiara

2019

 

HEBERT OLIVEIRA FAGUNDES

ITALO RODRIGUES NASCIMENTO

DEVYSON DE OLIVEIRA SOUZA

THAUANY ELINAY GONCALVES DUARTE

LUCAS ALGUSTO DE PAULA PIMENTEL

RAIKÁ ALBERTINNE COSMO

 

ANÁLISE CRÍTICA: PARADA CARDIACA

Trabalho apresentado a disciplina de Primeiros Socorros do Curso de Bacharel em Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - ILES/ULBRA, como requisito parcial para a obtenção de nota no segundo bimestre do setimo período.

Orientador: Marcello Pasenike Rocha.

 

Itumbiara

2019

Parada Cardíaca

     Ouso dizer que, apesar de ser duas palavras bem conhecidas, grande parte das pessoas não sabem o que realmente significa uma parada cardíaca ou parada cardiorrespiratória. Muitas não sabem o por que de ocorrer uma parada cardíaca em pessoas jovens ou aparentemente saudáveis e também não tem conhecimento de como proceder em uma situação como essa. Bem, antes de socorrer uma vítima que sofre de parada cardiorrespiratória, é necessário conhecer um pouco sobre essa situação de emergência.

    A parada cardíaca ou cardiorrespiratória é a interrupção do fluxo sanguíneo que vai para o coração. A gordura do corpo vai se acumulando nas paredes das coronárias (artérias que irrigam o próprio coração). Com o tempo, formam-se placas,  impedindo que o sangue flua livremente, fazendo com que o sangue que vai para uma parte do coração seja reduzido ou completamente interrompido. Então, basta um espasmo, provocado pelo estresse, para que a passagem da circulação se feche. Nesta situação o coração está gravemente comprometido e deixa de bater ou passa a bater muito lentamente, de forma insuficiente podendo ser fatal se a vitima não for atendida rapidamente.

    Essa interrupção do fluxo sanguíneo para o coração acontece, em maior freqüência, em indivíduos com problemas cardíacos, doenças pulmonares crônicas, fumantes, obesos, pessoas com colesterol alto, triglicerídeos elevados ou em pessoas com hábitos de vida pouco saudáveis e alimentação inadequada.

    Os sintomas mais comuns em vitimas de parada cardíaca são: falta de ar, transpiração excessiva, pele úmida e fria, fraqueza, tontura, ansiedade, dor muito forte no peito que pode irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago, desmaio, dentre outros.

   Saber o que fazer em caso de parada cardíaca pode salvar uma vida, por isso os primeiros socorros devem ser, em primeiro lugar chamar uma ambulância e prestar socorro a vitima da seguinte forma: Coloque-a em posição semi-reclinada; Afrouxe as peças de roupas apertadas; Conforte e acalme a vítima; Caso perceba que o processo de parada cardíaca esteja avançando ligeiramente, deve-se realizar a manobra de ressuscitação fazendo a massagem cardíaca na vítima para que seu coração volte a bater corretamente. Em alguns casos a parada cardíaca deve ser tratada com uma cirurgia no coração, mas nem sempre ela é necessária. Além disso, é necessário que o indivíduo tome medicamento para o coração, tenha um estilo de vida saudável e evite o estresse.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

  • http://www.afh.bio.br/cardio/cardio4.asp
  • http://www.inf.furb.br/sias/sos/textos/parada_cardiorrespiratoria.htm
  • HAFEN; KARREN; FRANDSEN. Primeiros socorros para estudantes. 7ª ed. São Paulo, Editora Manole Ltda. 2002. 518p.