Muitos autores, atualmente, procuram indicar pontos, passos ou programas para que se possa ter melhor qualidade de vida, proporcionar mais realizações e ser mais feliz.

            Há pontos que são comuns a todos, variando na maneira como são apresentados, entretanto o núcleo da mensagem, a idéia principal é a mesma.

            Vale destacar estes pontos comuns entre eles, considerados básicos para atingir melhor qualidade de vida, a prática de atividades físicas, a alimentação saudável, a espiritualidade, o controle das emoções e a busca do conhecimento interior, ou autoconhecimento.

            Os dois primeiros itens envolvem disciplina, para que se forme o hábito saudável que irá se tornar fator importante para a manutenção da saúde.

            A espiritualidade é algo subjetivo, não envolve, necessariamente, uma religião específica, mas crença em um ser superior na busca por aquilo que a ciência geralmente não explica.

            O controle das emoções e o autoconhecimento envolvem mudanças, reformulação e /ou redefinição de parâmetros na constante busca de crescimento, em qualquer idade do indivíduo, pois não se deve parar nunca de aprender nem de buscar conhecer-se melhor.

            Implica em saber enfrentar as perdas e superá-las, esquecer as mágoas, libertar-se da raiva, liberar emoções negativas, saber perdoar para não se isolar e com isso afastar os afetos.

            Para se conhecer melhor é preciso aprofundar-se nas emoções, ao invés de evitar vivê-las para não sofrer. Quem não sofre por enfrentar certas dores,também não conhece o lado bom do auto conhecimento.Isola-se e não enriquece através dos relacionamentos.

            Para atingir estas metas é importante ter a mente aberta para as mudanças e para um constante aprendizado,que atualiza, amadurece independente da idade biológica, pois sempre é tempo de aprender, de olhar o mundo com a curiosidade de um eterno aprendiz.

            O resultado de tudo é o fortalecimento interior que facilita os relacionamentos, cria empatia, dá mais sabedoria, proporcionando viver de forma mais plena cada fase da vida.