PARA VESTIR, É PRECISO TER A CAMISA 

“Meus funcionários precisam vestir a camisa”. Está é uma frase escutada com frequência em vários cantos de diversas empresas há algum tempo. Mas o que muitos dirigentes não percebem é que muitas vezes não é oferecida a “camisa” para o colaborador, embora continue sendo exigido que ele a vista.

A “camisa”, na verdade, simboliza informações, o conhecimento sobre tudo que cerca a companhia. Se você é um dirigente, saiba que todos os seus colaboradores deveriam saber o que você sabe, pois gostamos e amamos apenas o que de fato conhecemos. E quanto mais conhecemos sobre um determinado assunto mais nos aprofundamos nele.

Normalmente, achamos que nossa equipe já domina quase tudo. Portanto, desafio você a fazer um teste simples, porém fundamental quando desejamos uma maior interação e comprometimento dos que compõem o quadro executivo do menor ao maior escalão.

Note que, rotineiramente, prefiramos falar de assuntos que dominamos. Quanto mais sabemos, mais queremos aprender a respeito. A seguir uma sugestão de questionamentos que utilizo nos treinamentos que ministro em várias empresas. Tenho certeza que se surpreenderá com o feedback.

1 – Qual o nome completo da sua empresa?

2 – Qual a origem do nome ou por que a sua empresa tem esse nome?

3 – Quais são os produtos e serviços que sua organização comercializa?

4 – Quais os principais diferenciais da corporação?

5 – Há quantos anos a empresa existe?

6 – Qual a região de atuação?

7 – Quais são os cincos maiores ou melhores clientes?

8 – È detentor de algum prêmio importante? Qual?

9 – Exporta seus produtos ou serviços ao exterior? Para quais países?

10 – Em sua opinião, quais são as funções ou atividades que um diretor de empresa deve desempenhar?

Normalmente, por mais que os chefes achem que todos irão tirar nota 10, a média tem estado em torno de 50%, ou seja, cinco acertos apenas. Já pensou se alguém resolver usar apenas metade da roupa?

Não é apenas o presidente, diretor, gerente ou vendedor que deve ter acesso a esses valiosos dados, mas sim todos os funcionários da empresa. Cientes dessas respostas, todos poderão se tornar parte integrante da organização, ou seja, passará a ser um peixe “dentro” d’ água e poderá, então, vestir a camisa. È o primeiro passo para que sua companhia ganhe mais divulgadores e vendedores fora da área comercial.

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas

Pós - Graduação em Sociologia