A calibração de instrumentos é uma das medidas de segurança que devem ser tomadas para que as medições realizadas pelos mesmos estejam dentro das normas exigidas pelo Inmetro, no Brasil, e órgãos internacionais. A calibração é feita através de um processo que envolve várias etapas até que o instrumento informe medidas que estejam condizentes com as medidas padronizadas. A calibração vai depender da validade da verificação adotada para cada instrumento que também envolve a frequência de utilização do instrumento de medição.

Ela é parte importantíssima da fabricação de um produto, mesmo não estando diretamente ligada a ela, pois a falta de calibração de instrumentos utilizados para medir a qualidade de um determinado produto pode influenciar na qualidade final do mesmo. Sendo assim, qualquer instrumento utilizado para medições durante o processo de fabricação deve ser verificado, não importando em que etapa ele seja utilizado.

É importante não confundir a calibração com ajuste do instrumento de medição, que não tem nenhuma certificação metrológica e muitas vezes são realizadas sem a consulta de um laboratório. Antigamente, usava-se também o termo Aferição, este sim equivalente à calibração rbc, porém o termo caiu em desuso.

O padrão de calibração é concebido através de medidas tomadas por SI – Sistema Internacional, e adequados por um órgão, como o Inmetro. Porém, com as medidas de SI a medição é feita da mesma forma em todos os países, não havendo confusão com as unidades, o que é extremamente importante ao utilizar, por exemplo, as normas ISO, que garantem padrões internacionais para diversos casos, sendo os mais conhecidos os padrões ambientais de produção e a série IS0 9000, que garante a qualidade de produtos para exportação. É justamente um artigo da série ISSO 9001 que impõe a determinação e monitoramento da calibração dos instrumentos de medição para que os produtos fornecidos estejam de acordo com requisitos exigidos.

Apesar de normalmente feitas por laboratórios, algumas empresas possuem departamentos que são responsáveis por verificar a calibração de instrumentos, esses comumente o fazem através da calibração rastreada – com base nos documentos de qualidade um laboratório Acreditado, ou seja, que foi auditado por um órgão de confiança.

De forma mais prática e resumida, a calibração de instrumentos é o primeiro passo para cumprir as normas exigidas por lei que irão garantir a qualidade do produto oferecido ao consumidor, é adequada ao local e mercado por um órgão responsável, porém com medidas definidas internacionalmente.