UNIÃO EDUCACIONAL SULMATOGROSSENSE – UNES.

 

PARA QUE ESTUDAR AS CIÊNCIAS SOCIAIS?

PROFESSOR ME. CIRO TOALDO

 

            Caro acadêmico (a) o texto que estou trazendo é uma adaptação do que o grande sociólogo Florestan Fernandes defendeu a respeito das Ciências Sociais para o mundo em que estamos inseridos, pois, quanto mais nos fechamos em nossos conceitos e visão de mundo, menos desejamos descobrir aquilo que foi estudado e descoberto pela evolução da ciência.           

            E por isso que em seu curso você precisa estudar essa disciplina, pois, ela sintetiza o que já foi estudado nessa área do conhecimento. Não se esqueça nada é estudado por acaso.

Economicamente o sistema que se incorporou e sistematizou-se na História Ocidental foi o CAPITALISMO, contudo, não podemos negar que o SOCIALISMO representou a tentativa de consciência critica das condições de existência social nas sociedades capitalistas[1]

            Nossa herança social é muito rica, ela traz consigo os benefícios, os refinamentos e os valores de longos séculos de vida social e de civilização. Em compensação, é penoso o tributo que teremos que pagar ao futuro, pois é grande a sobrecarga de problemas socais: família, propriedade, Estado, campo/cidade, indústria/urbanização, guerras, as técnicas baseadas em descobertas científicas (caso da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945 com milhares de mortos e feridos e também das usinas nucleares).

            Fornecer conhecimentos de meios científicos e tratamentos dos problemas sociais é uma das funções das Ciências Sociais no mundo moderno.

            Os problemas sociais alcançaram tamanha complexidade que os homens só podem tomar consciência do modo pela qual eles se manifestam e dos efeitos persistentes deles no plano da vida social organizada através do conhecimento científico.

Nosso mundo atual, industrial e capitalista apresenta uma vida social urbana, onde quem manda acaba sendo os grupos organizados e são seus interesses e sua propaganda que imperam e acabaram desenvolvendo técnicas sociais cuja função é a de “manipular a opinião pública para determinados fins”, manobrando a vontade de dezenas, centenas e até milhares ou milhões de pessoas[2]. Se jogarmos tais manobras no campo político, com a descoberta da técnica pelos políticos e sua exploração para fins eleitorais ou revolucionários, cria-se uma situação de perigo e segurança e liberdade da pessoa humana. O Nazismo e o Fascismo[3], por exemplo, ilustram muito bem até onde podem chegar tais perigos, onde o homem torna-se instrumento de outro homem em uma escala deveras perigosa à integridade da pessoa, ao equilíbrio da ordem social democrática e à sobrevivência dos ideais democráticos de vida, sejam eles de natureza liberal ou socialista[4].

            Através do ensino das Ciências Sociais poderemos preparar as gerações novas para viver em segurança e em liberdade; pois, é da aquisição dos conhecimentos por elas obtidos que depende, cada dia que passa de modo mais acentuado, as possibilidades de condução racional.     

            É de esperar-se que a educação pelas Ciências Sociais, crie personalidades mais aptas à participação das atividades políticas e que levem a formar um novo tipo de homem, exigido pela civilização cientifica e industrial em desenvolvimento. Não esqueça que esse é um ano eleitoral e, precisamos ter consciência do que vamos fazer, pois será de nosso ato (voto) que os municípios podem ou não crescer por mais quatro anos. 

            E você, caro acadêmico (a) da UNES, você esta bem consciente nesse início de 2008? Quais são seus propósitos para essa jornada que estamos iniciando? Não esqueça que é preciso estudar com vontade e determinação para que se possa vencer no duro jogo chamado “VIDA”.

Nosso desejo é que você, ao chegar ao termino desse semestre, possa ter uma visão diferente do complexo mundo da ciência. O desafio está em suas mãos. Comecemos já e sucesso para todos nós.

 

[1] Lembremos que o CAPITALISMO é o grande Modo de Produção que está vigente no nosso mundo e que as grandes potências, ditas do grupo G8, tudo fazem para que as ideais e ações desse sistema perdurem para sempre.

[2] Essa forma de ação é chamada de IDEOLOGIA, obviamente dentro de uma concepção negativa. Para saber um pouco mais a respeito de Ideologia ver o livro “Sociologia Crítica” de Pedrinho Guareschi – Ed. Mundo Jovem.

[3] O Nazismo ganhou seu auge com Adolf Hitler (1889-1945) na Alemanha, principalmente no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e com Benito Mussolini (1883-1945) na Itália.

[4] Será que devemos ‘pensar’ como muitos que o socialismo já morreu? O que você pensa sobre isso? Aliás, sabemos diferenciar o capitalismo do socialismo?