Antecipar o futuro é sofrer por antecipação, desnecessariamente. Algumas pessoas gastam muita energia pensando no que irão fazer amanhã; no que vão dizer se determinada pessoa lhe disser algo; não dormem preocupadas com coisas poderão  acontecer na sua vida ou de algum familiar. Colocam que “se” tivessem feito diferente poderia não ter acontecido determinada situação e com isso esquecem de viver o aqui e agora.

Pesquisas apontam que 75% das pessoas vivem o ontem, 25% o amanhã e 5% o hoje. O ontem já faz paz parte da nossa história, não é mais possível muda-lo. O amanhã poderá chegar ou não. Quando ele chegar, vamos viver as situações que se apresentarem, porque nem sempre serão como aquilo que criamos em nosso imaginário. O “se” em nossa vida serve para gerar sofrimento e culpa. Fazemos aquilo que achamos melhor e que conseguimos fazer naquele momento ou naquela situação, portanto, não adianta ficar se cobrando. O mais importante, que é o agora, não é vivido.

Aí cabe questionar o que leva as pessoas a não viverem o hoje ou quando vivem, o fazem de forma automática. Não prestam atenção, não valorizam e muitas vezes chegam ao final do dia não lembrando mais o que fizeram no início dele. Não disponibilizam tempo para curtirem o momento que estão vivendo, isso deixam para o passado ou para o futuro. Normalmente, isso ocorre com pessoas ansiosas. A ansiedade, assim como a depressão, estão em voga em nossa sociedade.

A pessoa que está presa ao passado precisa avaliar quais os benefícios que encontra nisso. Olhar para o passado a fim de fazer diferente no presente, é valido. Agora, se for para ficar se lamentando ou sofrendo, de nada vai adiantar.

Aqueles que vivem o futuro parecem estar querendo escapar do presente, talvez por não ser o que idealizaram. Gastam horas imaginando algo que poderá ou não acontecer.

A pessoa que não consegue viver o presente, curtir cada momento da sua vida, mesmo que não sejam os melhores, acaba vivendo em sofrimento. Interessante, nesses casos, pensar a necessidade que têm de viverem assim; quais os ganhos secundários, lembrando que esses se dão em nível de inconsciente, que obtém; porque precisam sofrer. Será que o prazer está no sofrimento?

Permitir-se viver o hoje de forma consciente é um desafio que deve ser treinado diariamente. Tente! Sempre é tempo de mudar, independente de idade. Desapegue-se do passado e não se preocupe com o futuro, pois só poderá vive-lo, quando ele chegar.