PÃO E CIRCO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

            Quando se estuda o contexto da História dos Romanos, especificamente no período do Império, não há como deixar de mencionar a política adotada pelos Imperadores para ‘agradar o povo’, promovendo a artimanha do Pão e Circo, ou seja, fornecer comida e diversão para a população; assim, poderiam fazer suas falcatruas e o povo não iria perturbar os comandantes reais. Na verdade, o povo desejava ter divertimento e alimento, pois não tinha interesse por nenhuma questão relacionada com a política.

            Com as constantes conquistas romanas, a cidade de Roma, transformava-se na maior metrópole do mundo antigo, fazendo com que multidões fossem atraídas, mesmo que lá passassem a viver em condições precárias, onde havia falta de tudo, mas os Imperadores, por meio do Pão e do Circo, acalmavam a população para não ocorrer revoltas sociais.

Apesar de esta ser uma política adotada a dois mil anos, ela continua atualíssima. Em muitos locais há periferias, mas os governantes conseguem adotar mecanismos para dar uma espécie de ‘cala boca’ para este seguimento populacional. No caso do Brasil, os governantes descobriram que fornecer as ditas ‘bolsas’ para auxiliar quem ganha mísero salário é uma ótima forma de ‘acalmar esta população’. Entretanto, não são apenas os incentivos do governo federal que enaltecem a Política do Pão e Circo, indiretamente, existem outras formas de promover este tipo de politica, para citar a mais recente: acabamos de sair da Copa do Mundo de futebol da Rússia! Estes são fatos que levam o povo a esquecer de seus problemas, parece que ocorre uma amnésia em suas mentes!

Ainda a respeito do Brasil, os governantes dos últimos tempos, tronaram-se audaciosos mentores deste tipo de politica do Pão e Circo, pois encontram, a cada dia subterfúgios para engambelar a população, não esquecendo que na atualidade, os meios de comunicação em muito contribuem para este tipo de politica ter sucesso.

            De forma vergonhosa, grande parte da população vive na dicotomia de miséria e diversão. Esta é uma realidade presente entre grande parte de nosso povo: não tem dinheiro para os estudos dos filhos, mas não deixa de frequentar bares, casas de show e outros similares. Parece que algo se impregnou no modo de vida do brasileiro, onde a diversão, a boemia e o tal de ‘curtir da vida’, tornou-se algo fundamental; este modo de vida acaba dando ênfase a politica do Pão e Circo, alicerçando o modo de ser da maioria dos políticos desta nação.  

            Pão e Circo, uma política milenar presente em nossa forma de ser, especificamente no Brasil. Acredito que ainda haverá muito estudo para desvendar esta mazela que afeta, sobretudo, os mais humildes e simples, estes que deveriam estar mais antenados, percebendo que de sua exploração outros tantos problemas crescem. Quiçá pudéssemos vislumbrar uma saída para esta proliferação politica, mas é algo que no curto prazo não terá solução, a menos que tenhamos algum tipo de revolução social!