No dia 8 de dezembro, a Pantone anunciou ao mundo a sua “cor do ano” de 2013. Para 2012 a empresa tinha definido a cor Tangerine Tango, uma tonalidade de laranja sofisticado e profundo que serviria para nos dar a energia e motivação necessárias para seguir adiante. Já a cor do próximo ano é um tom de verde, mais precisamente o verde esmeralda, que foi batizado de Emerald. Na tabela de cores exclusiva da empresa, Emerald corresponde ao código 17-5641.

No site da Pantone, a cor de 2013 é apresentada como radiante e cheia de exuberância. A associação que fazemos entre a tonalidade Emerald e a pedra preciosa confere à cor uma certa autoridade. A empresa também justifica a escolha lembrando que em muitas religiões e culturas o verde simboliza vida nova, regeneração, crescimento, beleza e até cura.

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, chama a atenção para o fato do nosso olho ser  facilmente atraído pelo verde. “É a tonalidade mais abundante na natureza. O olho humano vê mais verde do que qualquer outra cor no espectro", explica. Leatrice também fala da importância da Emerald para este momento que vivemos. "Ao longo da história, o verde esmeralda é multifacetado e continua a brilhar e a fascinar. Simbolicamente, a cor traz a sensação de renovação, clareza e rejuvenescimento, que são tão importantes no mundo complexo de hoje, o que se traduz em um tom poderoso e universalmente atraente para a moda e para os interiores das residências”, argumenta ela.

A Pantone elege “cores do ano” desde 2000, e essas cores costumam ditar as regras em vários segmentos, principalmente na moda e na decoração. Para orientar a escolha, a empresa está sempre de olho no que é tendência nos mais variados setores da cultura, no mundo inteiro. A cena musical internacional, os destinos turísticos mais badalados, a produção cinematográfica e até o contexto político e econômico global são levados em conta pela empresa na hora de decidir qual cor merece ser destaque. Tudo para garantir que a escolha da próxima “cor do ano” esteja em sintonia com o que passa na cabeça das pessoas naquele momento e e caia no gosto delas.