Pandemia da Covid-19: Educação ambiental novas perspectivas e possibilidades

                                                                                              Francisco Hermes Batista Alencar

                                                                                                                Maria Cilene Gomes Vieira[1]


Quero agradecer o carinho de todos vocês e compartilhar esse texto que dou truques e sugestões para trabalhar a matemática com as crianças pequenas. Com crise ou sem crise, o mercado cada dia se torna mais exigente. E a escolha por profissionais altamente capacitados e com um diferencial em seus currículos se tornou uma exigência. Você não quer ficar parado no meio disso, certo?

De saída do MEC, o ministro Weintraub revoga portaria de 2016 que regulamentava ações afirmativas (como cotas para negros e indígenas) nas pós-graduações, cf. Via: Lídia Exausta (2020, p. 11ª).

O ministro de estado da educação, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da constituição, resolve: Art. 1º fica revogada a portaria normativa nº 13, de 11 de maio de 2016, do ministério da educação - MEC. Art. 2º esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. (Abraham Weintraub, 2020, p. 11ª)

Cinco pensamentos importantes para ter durante o dia para que ele possa ser mais leve e proveitoso:

1. Como é bom estar viva, respirar e apreciar cada instante, assim como eles são. Lembrar que cada momento é único, que nada jamais se repete. Apreciar o agora.

2. Vou fazer o meu melhor hoje, procurar a excelência em mim mesma. Devo ser coerente com meus princípios e valores. Viver a ética que quero ver a faz manifestar em todo o mundo.

3. Trabalhar a paciência e a resiliência. Preciso falar com assertividade e doçura, sem exigir o que os outros não têm para dar, mas provocá-los a procurar pelo seu melhor.

4. A Terra está girando em torno de si mesma e do Sol. Sou a vida da Terra. Não posso dar voltas para trás, mas ir adiante, corrigindo minhas próprias falhas ou erros.

5. Hoje é um dia excelente para que eu descubra meu potencial de vida e o use sem desperdício e sem excessos. Que minhas ações, palavras e pensamentos possam beneficiar o maior número de seres. (Monja Coen, 2020, p. 13ª)

Referências:

ALGO, Estranho está acontecendo: 2020, www.youtube.com/watch?v=qm3Gqgh9AoI

CURY, Augusto. As tempestades da vida. São Paulo: Editora Cortez, 2017. 3ª Edição. 281 p.

XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: A construção da dissertação argumentativa. Catanduva, SP: Editora Respel, 2010.




 

[1] Alencar e Vieira são psicopedagogos e mestres em ciências da educação pelo IESCECAP – Instituto de Educação Superior do CECAP e FACSU – Faculdade Sucesso de São Bento PB: [email protected]