Pandemia da Covid-19: Educação ambiental e inteligência artificial

                                                                       Francisco Hermes Batista Alencar

                                                                                    Maria Cilene Gomes Vieira[1]

Quando forem enviar a resenha, atividade da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão. Atentem para enviarem em definitivo, pois se assim não fizerem vai ficar como rascunho. Igual da outra vez que alguns teve problema com a atividade anterior dessa disciplina.

Se vocês obedecerem aos mandamentos do Senhor, nosso Deus, que hoje eu estou dando a vocês, e o amarem, e andarem no caminho que ele mostra, e cumprirem todas as suas leis e todos os seus mandamentos, vocês viverão muito tempo na terra que vão invadir e que vai ser de vocês. E Deus os abençoará e lhes dará muitos descendentes (cf. Deuteronômio 30:16 NTLH).

Depois da tempestade vem a bonança! E, lembremos que é no fogo mais forte que se forja o melhor aço e é nas maiores e mais sangrentas batalhas que se conhece os maiores guerreiros do Escudo (2020, p. 17ª):


Por toda a minha vida/Ó senhor, te louvarei/Pois meu fôlego é a tua vida

E nunca me cansarei/Posso ouvir a tua voz/É mais doce do que o mel

Que me tira desta cova/E me leva até o céu/Já vi fogo e terremotos

Vento forte que passou/Já vivi tantos perigos/Mas tua voz me acalmou

Tu dás ordem às estrelas/E ao mar os seus limites/Eu me sinto tão seguro

No teu colo, ó, altíssimo/Não há ferrolhos/Nem portas que se fechem

Diante da tua voz/Não há doenças, nem culpa/Que fiquem de pé diante de nós

E a tempestade acalma/Na voz daquele que tudo criou/Pois sua palavra é pura

Escudo para os que nele creem.


 E, nesse instante me sinto em meio a uma guerra onde tenho que ser um combatente e tentar salvar minha vida e as vidas de meus familiares. Uma cunhada minha que mora aqui onde moramos todos juntos, tipo um complexo de 5 casas todas interligadas onde moramos alguns irmãos com suas famílias, a minha família, meu pai e minha mãe, pois bem essa minha cunhada é de Catolé do Rocha PB, mas mora aqui com a gente e hoje testou positivo depois de quase 10 dias apresentando os sintomas do Covid-19.

Apesar de estar em isolamento e de estarmos tomando todos os cuidados, devido aquela proximidade de todos se torna muito fácil a contaminação e muitos de nós pertencemos ao grupo de risco, inclusive eu, minha filha e minha esposa temos problemas respiratórios. O psicológico nesse momento fica muito abalado, mas é orar e pedir a Deus para nos livrar e tomar o máximo de precaução possível.


Referências:

ALGO, Estranho está acontecendo: 2020, www.youtube.com/watch?v=qm3Gqgh9AoI

CURY, Augusto. As tempestades da vida. São Paulo: Editora Cortez, 2017. 3ª Edição. 281 p.

XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Catanduva, SP: Editora Respel, 2010.




 

[1] Alencar e Vieira são psicopedagogos e mestres em ciências da educação pelo IESCECAP – Instituto de Educação Superior do CECAP e FACSU – Faculdade Sucesso de São Bento PB: [email protected]