Palavras Chave

1. Nicholas Carr: escreve sobre tecnologia, cultura e economia. Seu livro mais recente “Os Superficiais: o que a internet está fazendo com nosso cérebro”, recebeu indicação ao prêmio Pulitzer 2011 e corre na raia do New York Times bestseller. Carr também escreveu “A Grande Mudança: Religando o mundo, de Edison ao Google” (2008). De quebra ele foi colaborador do The Guardian em Londres e escreveu para o The New York Times, The Wall Street Journal, The Times of London, The Financial Times, Die Zeit e outros periódicos. Seu ensaio “Is Google Making Us Stupid?” integra as mais importantes antologias do hemisfério norte.

2. Insight: “preocupado com sua falta de concentração, sua crescente incapacidade de penetrar num livro, sua "cultura geral" ameaçada pelo famoso "mar de informação", Carr escreveu “The Shallows” (“Os Superficiais” é uma tradução livre, poderia ser também “Os Rasos”), a fim de alertar sobre uma possível hecatombe civilizacional.

3. Neuroplasticity- Ramos científicos chegam à conclusão de que computadores não sejam apenas "ferramentas". Pesquisas acerca de alterações no cérebro adulto consideram que a mudança trazida pelos computadores, e pela internet, deixa de ser aparente e sim profunda, permanente e, quiçá, irreversível.

4. "Mente letrada" – em vista de sua pesquisa sobre a “neuroplasticidade” – ramo da neurociência que remete a habilidade do cérebro (e sistema nervoso) em sofrer todo o tipo de mudança estrutural, Carr receia que a "mente letrada" - que gerou a Renascença, a Reforma, o Iluminismo e até o Modernismo - esteja se desvanecendo.

5. Frase de ouro: "A humanidade que estamos sacrificando pode ser mais valiosa do que toda a tecnologia que estamos implementando".