PAIS E PROFESSORES APAIXONADOS PELA EDUCAÇÃO, PREPARAI-VOS.

O METAVERSO CHEGOU!

Maria Eunice Gennari Silva

Você busca conhecer o lugar que você ocupa no mundo, na sua cidade ou até mesmo na sua casa, para construir no tempo em que vive a sua própria história?

Sabe por que isto é importante?

Seja na vida pessoal ou profissional, o que se vive no tempo e no espaço acrescenta conhecimento a respeito de tudo que está a nossa volta e fora dela. Para além disso, esse conhecimento, quando compartilhado, multiplica a sua contribuição no aperfeiçoamento das histórias vividas no tempo e no espaço das pessoas com as quais compartilhamos.

Enquanto professora de História e Geografia a minha prioridade, junto aos alunos, era a de conscientizá-los sobre a importância de conhecer a história de diferentes espaços espalhados pelo planeta Terra. Então, utilizando recursos pedagógicos do ensino/aprendizagem, quando despertados para este conhecimento, naturalmente os alunos eram motivados a pesquisar e registrar sobre o que aprendiam. O mesmo acontecia em relação às suas histórias de vida, ao espaço que ocupavam nesta história e o seu processo de desenvolvimento.

Na organização desse planejamento, o mapa (dos Continentes, do Brasil e suas regiões, da cidade e dos seus bairros) era um material didático imprescindível na sala de aula durante todo ano letivo. E, com ele, demos muitas voltas ao mundo.

Para acompanhar essas muitas voltas, os alunos andavam descalços, mas com os pés limpos, sobre mapas enormes e plastificados. Às vezes, quando permitido, pintados no chão do pátio externo de algumas escolas. Depois destas viagens onde eram contadas muitas histórias a respeito de cada lugar, iniciava-se o registro no caderno-diário, através do imaginário de cada aluno. Ali, eram descritos e ilustrados o que se aprendia sobre a diversidade cultural na humanidade. Tudo isso para que eles pudessem compreender, numa perspectiva de visão de mundo, a história do tempo e do espaço na sua casa, interagindo e integrada à sua cidade, ao seu bairro e ao país.

Esta atividade me fez constatar duas realidades. A realidade do aluno que não conhecia nada, e do aluno que conhecia muito pouco do seu tempo e do seu espaço. Mas tanto na realidade de um como do outro não havia nenhum conhecimento a respeito de vida coletiva na Terra. Ou seja, saber cuidar da minha casa é a minha contribuição para cuidar do mundo.

Felizmente, com raríssimas exceções havia sempre o aluno que tinha um conhecimento maior e melhor. Era o aluno com o privilégio de ter pais interessados na sua aprendizagem em casa e na escola. Ou seja, pais que participavam da vida escolar dos seus filhos – creio que esta é uma das razões do nosso amor pela Educação.

Portanto, amando o espaço e o tempo do aluno na escola e, ao mesmo tempo, despertando nele o desejo de aprender e expandir esse amor para além da escola e da sua casa, o meu compromisso maior foi sempre em situá-lo no mundo. De oferecer alternativas pedagógicas que o deixasse preparado para construir a sua história, o seu projeto de vida. Um desejo que foi plantado na minha história de vida e que me ensinou e, ainda ensina, que o meu tempo está relacionado com a organização do meu espaço.

Eu explico. Preparar a mochila para ir à escola significa organizar o espaço, antecipadamente, e, assim, o que está na mochila será utilizado com eficácia durante o tempo que estou na escola. Isto é espaço preparado para que o tempo seja aproveitado da melhor forma possível. Simples.

Veja, por exemplo, a genialidade de Deus na criação do mundo - caso você acredite n’Ele assim como eu. Ele colocou todas as coisas no espaço e só mais tarde colocou o homem neste espaço para que ele fizesse a sua história através do tempo. Infelizmente, não foi e não tem sido fácil. O espaço ficou perfeito, mas a resistência do homem em aprender como viver o tempo sem comprometer o espaço, infelizmente, continua prejudicando a sua história na Terra.

Então, pai e mãe, eu te pergunto:

- O seu filho conhece a história de vida de vocês?

- Ele sabe como vocês se conheceram?

- Ele aprende, com vocês, a amar o espaço em que vive, para amar o tempo que ele passa neste espaço?

- Trocando em miúdos, ele ama a casa onde mora e as pessoas que, com ele, constroem a história de todos?

Tanto a ignorância como a falta de clareza sobre a realidade da própria vida de alguns alunos, me assustava não pela falta de informação, porque essa informação a escola até pode suprir. O mais sério era a falta de interesse em fornecer informações para que eles aprendessem o que fazer com elas, de modo que suas vidas fossem transformadas em tempo e espaço melhores.

Você sabia que tem criança e até adolescente, na escola, que não consegue afirmar, com certeza, os nomes completos de seus pais, sua data de nascimento ou seu próprio endereço?

Eu volto a te perguntar:

- Como esta criança ou este jovem pode definir sua própria identidade, se eles não sabem nada a respeito da sua origem, da sua história e do seu espaço?

Nenhum avanço tecnológico pode mudar esta realidade, se a família e a escola não oferecerem aos seus filhos e aos seus alunos o conhecimento integrado entre o espaço e o tempo. Por mais que sejamos entendidos e rápidos em manusear recursos tecnológicos, através das mídias digitais, a grande maioria continua alienada quanto ao seu destino. Não sabem onde querem chegar de forma clara, gradativa e contínua. Eles estão com pressa e, por isso, perdidos no tempo e no espaço. Eles vão onde é conveniente aos seu interesses imediatos e fazem o que são treinados, ou viciados, para imitar – o celular é um exemplo.

Agora, é o METAVERSO que, definitivamente, chegou e não tem volta. Mas, podemos conviver com a realidade virtual desde que não esqueçamos de ensinar os nossos filhos e alunos a darem a volta sobre esta realidade. Todo cuidado é pouco quando se trata de comprometer, nocivamente, o tempo e o espaço deles, enquanto constroem suas histórias de vida.

Pais e Professores apaixonados pela Educação, preparai-vos!