ixá Omolu uma das suas muitas funções na criação é o principio divino paralisador e estabilizador. Nosso Divino Pai Omulu, esta para nós como o Divino Pai da Vida, pois é no final dela que ele se mostra como uma luz divina num roxo cristalino recebendo todos aqueles que cumpriram sua missão e seu destino de forma virtuosa e semearam a luz e o amor no amparo do seu irmão em Deus. Ele também esta como o amparo daqueles que por não souberem lidar com as dificuldades pertinentes desse plano divino, preferiram o caminho mais curto e consequentemente a via tortuosa da evolução, não suportando a dureza do tempo, não suportando a correnteza da vida , tal como um cardume em que um peixe se perde de seu grupo e se desvia por outros rumos que não foram destinados a ele, permanecendo indefeso contra suas próprias atitudes diante da vida, recorrendo aos vícios ao invés das virtudes para enfrentar as dificuldades que cruzaram seu caminho. O Divino Pai Omolu, se mostra para estes como a ausência da luz cristalina e esta para ele como um roxo profundo quase negro, a recolhê-los assustados e vítimas de suas próprias ações contra si mesmas. É no final da vida que ele se mostra tal como o anjo da morte, porem aqueles que o veem luminoso e belo, vê nele o reflexo de suas ações que foram belas e virtuosas e ao desencarnarem tem o seu cordão da vida rompido por uma sagrada tesoura dourada. E aqueles que veem nele o espectro da morte com o manto escuro a envolvê-los, vê nele o reflexo de suas ações escurecidas pelos vícios no qual assentaram suas evoluções e ao desencarnarem tem o seu cordão da vida rompido pela sua foice sagrada, direcionada para seu espírito no momento que se desviou de sua conduta original (virtuosa) a passou a se guiar por princípios sombrios e viciados. O Divino Pai Omolu é em sí a própria caridade divina e a própria individualização de Deus no resgate do seu imenso cardume que teima em se desviar de seu rumo. O Divino Pai Omolu, esta para eles não como o Pai da Vida que ampara aqueles que a semeiam em seu meio sendo uma extensão da vida na vida de seu semelhante. E Sim como o Divino Senhor da Morte que paralisa os vícios que os fizeram regredir e sucumbir diante da correnteza da vida. Esta para eles como o manto negro a cobrir seus espíritos despidos das virtudes, para que os seres viciados e caídos não os estimulem a desenvolvê-los mais e mais, ele esta como a roupa que cobriu o espírito daquele que nada mais tinha para se cobrir, pois desnudaram os vossos vícios. O Divino Pai Omolu esta para eles como o pão seco e duro que alimenta a sua fome, pois se alimentaram de frutos proibidos que fomentaram seus vícios enquanto espíritos encarnados. Esta para eles como a cova que protege o seu espírito de suas próprias ações e de quedas mais acentuadas. Esta nos destroços de seus próprios castelos da ilusão que frágil como seu emocional, explodiu assim que ele sucumbiu diante dos princípios divinos e luminosos. Esta para eles como a vela que ilumina e aquece uma vasta escuridão semeada por suas ações desvirtuada atentadas contra a sua própria vida e a de seu semelhante. Ele é o divino Pai que mostra a extensão de nossos erros e faz de nossa morte a força para retornarmos a vida como o filho pródigo que vivenciou todos os seus vícios e que ao perder toda sua riqueza (virtudes) doada por seu Pai (Deus), teve que viver na ausência Dele (luz) e sofrer a miséria (vazio) e a morte que se encontra presente na ausência de Deus (plenitude). O divino Pai Omulu, é a caridade de Deus para aqueles que por ignorância agora sente fome, por fazerem da fome um meio de vida para seu irmão, e ensina a reconhecer nosso erro, que nos conduzem até o ponto em que passamos a vivenciar a morte dos sentidos virtuosos e que nós ampara e nos fornece o meio para começarmos do “zero” amargando a lama semeada por nós e tendo como missão torna-la um solo luminoso e dourado sustentador da evolução daqueles que caíram por acreditarem ou nos seguirem. Ele é o Divino Pai da Vida e nos ampara quando estamos sustentando-a e nos paralisa quando estamos atentando contra algum de seus princípios sagrados. Ele é o Pai da Cura, pois esta com o seu fator paralisador, como a energia que paralisa as doenças e as anula tanto as de fundo espiritual, quanto as de fundo mental e patológico. Ela esta para os caídos nas trevas como o medico dos pobres que após arrependidos ajudam a curar as suas chagas manifestadas em seu corpo espiritual devido aos vícios sedimentados em suas mentes. Se a caridade simboliza o ato de nos voltarmos ao nosso semelhante menos favorecido no intuito de eleva-los ao nosso grau de estabilidade, o nosso Divino Pai Omolu é a própria qualidade divina individualizada na sua ação em beneficio dos seres que se desvirtuaram da grande senda evolucionista. Quando vamos orar e clamar a atuação de nosso Amado e Divino Pai Omulu, devemos pedir para que esse Amado Pai da Vida nos sustente e nos ampare para que possamos vivenciar nosso destino conduzido pelo princípio luminoso que desenvolve e estimulam a abertura de faculdades mentais que desperta em nosso intimo as virtudes divinas. Devemos pedir que paralise todas as nossas ações contrarias a vida para que não venhamos conhecer a sua face escura, que é a face daqueles que viraram suas costas para a luz da vida. Devemos pedir a Ele que nos ampare como nosso tutor e mestre que nos mostra o caminho mais luminosos para que não venhamos a nos enveredar por caminhos deveras sombrios. Devemos pedir a cura do nosso espírito e de nossa alma para que curados de nossas chagas possamos retribuí-lo como um agente curador daquele que ainda esta deslumbrado pela ilusão dos vícios e dos desejos desvirtuados. Sarava Omulu, Omulu Ye Tátá