PADRE GONÇALO DE PINHO GOMES RECEBERÁ TÍTULO DE MONSENHOR PELA SANTA SÉ DE ROMA NESTE DIA 12 DE OUTUBRO.

Por: Wilamy Carneiro


Orgulho para Sobral e alegria para sua terra natal, em Poranga, Padre Gonçalo de Pinho Gomes será homenageado neste dia 12 de Outubro de 2020, Dia de Nossa Senhora Aparecida.

O Capelão Gonçalo de Pinho Gomes, receberá neste dia pela Santa Sé o Título de Monsenhor. Uma grande festa para a Igreja Católica e para o povo de Sobral e Poranga no Ceará onde Cônego Gonçalo de Pinho nasceu.

Padre Gonçalo de Pinho Gomes nasceu em Poranga, município cearense distante 359,6 Km de Fortaleza no Ceará. Antiga Várzea Formosa, Poranga era uma Vila de Ipueiras.

Gonçalo de Pinho Gomes nasceu no dia 28 de março de 1936. É filho de Raimundo Gomes Elesbão e Dona Maria Rodrigues de Pinho. Seus primeiros estudos foram em sua cidade berço, e em Ipueiras onde cursou o primário até 1949. Um ano depois seguiu para Sobral e lá iniciou os estudos secundários até o ano de 1955. Foi para Fortaleza e cursou Filosofia e Teologia.

O título de Monsenhor ao Sacerdote Gonçalo de Pinho Gomes foi concebido recentemente pela Santa Fé em Roma pelo Papa Francisco. Monsenhor é um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas.

A celebração ocorrerá na Matriz da Sé, Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Sobral às 19hs neste dia 12. Na ocasião é uma dádiva para a Igreja Católica. Assim sendo, neste mesmo dia a Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Padroeira do Brasil.

Em Janeiro deste ano, no dia 06 Padre Gonçalo de Pinho Gomes celebrou a missa de Ação de Graças pelos seus 5 anos de syu Ordenação Sacerdotal.  

Atualmente Padre Gonçalo é Capelão da Capela do Cristo Rei no Bairro do Junco e Paróquia do Patrocínio e Vigário Episcopal para a Vida Religiosa.

 

Sua Ordenação Sacerdotal foi presidida por Dom João da Mota e Albuquerque em Poranga no dia 06 de Janeiro de 1963. De Poranga, o recém-presbítero Gonçalo de Pinho Gomes seguiu para sua primeira Paróquia no município de Acaraú.

 

Depois foi para a Paróquia de Aracatiaçu, distrito de Sobral e tempo depois foi Vigário por muito tempo na Paróquia da Sé, onde ficou e prestou relevantes serviços para Deus e para a Igreja. Atuou com muito carinho o ECC – Encontro de Casais com Cristo. Diz ele que o Encontro dos Casais lhe trouxe muitas alegrias e resgatou para a Igreja muitos casais com seus tribulados Matrimônios. Com os serviços prestados como leigos os casais participam na Pastoral dos noivos, do Batismo. Pastoral do Matrimonio e Grupo de Nossa Senhora com um grupo na direção pastoral que chamam Grupo dos Cincos renovando sempre com casais do ECC.

 

Além de Sacerdote exerce a função de educador na Universidade do Instituto de Teologia e Pastoral (lTEP),do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota. 

Em seu Jubileu de Prata Sacerdotal no dia 6 de janeiro de 1988, recebeu da Câmara Municipal de Sobral o título de Cidadão Sobralense. 

 

Neste dia 12 de Outubro de 2020, Sobral e toda Zona Norte saúda com fé e muita alegria o “Título de Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes”.

A missa será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vasconcelos na Catedral da Sé em Sobral. Sintam-se todos convidados.

 

___________

Wilamy Carneiro é Historiador, professor, poeta, escrtor e cordelsta. Autor do Livro Luzia-Homem em Prosa e Cordel, publicado em agosto de 2020, em homenagem ao escritor regionaista Domingos Olympio que compeltou 170 anos (1850-2020)  É,Memnro da ALMECE Academia de Letras dos Municípios do Ceará.Bacharelou em Direito em 2013  pela flf- Faculdade Luciano Feijão em Sobral no  Ceará.   ,