Padrão BRASIL                                         

                                                                     

A derrota da seleção do Brasil para a Alemanha pode ter sido inesperada, até mesmo pela dilatação do placar. A estupefação diante do ocorrido foi nacional e mundial.  O futebol representa para a grande maioria do nosso povo, um esporte que encanta e é um entretenimento salutar como são os outros esportes. Também a televisão, o rádio, o cinema, o teatro, a leitura, a literatura, a internet são diversões que educam e sempre trazem consigo aprendizado e satisfação. É a cultura atuante na história de qualquer sociedade.

Podemos nos orgulhar da forma como a Copa foi realizada. Elogios da impressa internacional à hospitalidade, ao espírito esportivo do brasileiro, além da organização padrão FIFA. O clima foi de tranqüilidade.  A segurança foi impecável.

Bem, é hora de voltarmos a nossa realidade. Por que não poderíamos ter a segurança que já vimos ser possível? Dinheiro existiu para a Copa, logo há dinheiro disponível. Quantas verbas poderiam ser injetadas na construção de escolas, na melhoria das mesmas, bem como na valorização dos professores? Quantos novos hospitais, postos de atendimento aos doentes, disponibilidade de medicações, atendimento médico universal seriam merecedores de receber cotas substanciais para a melhoria da saúde em nossa sociedade?

Que alegria sentiríamos se um brasileiro recebesse um ou dois prêmios Nobel, em qualquer uma de suas diversas categorias! Para que tal fato ocorra torna-se necessário um estímulo em todos os aspectos, em especial à pesquisa científica, tendo a sua disposição recursos suficientes, para investir em novas tecnologias. Pesquisadores capazes e dedicados não faltam.

Com boa vontade de nossos dirigentes, o Brasil poderia ser o país com menor índice de mortalidade infantil e com um escore de analfabetismo quase zerado. Não é apenas um sonho. Mostramos que fomos capazes de ter o maior sucesso na política de controle da AIDS, uma vitória reconhecida mundialmente.

Toda a experiência gera um aprendizado. Que o entusiasmo que moveu a promoção da Copa no Brasil, seja o gatilho de novas conquistas, tão desejadas pelo brasileiro que ama seu país e quer torná-lo um exemplo às outras nações.

Perdemos um hexa-campeonato, mas não perdemos a nossa capacidade de lutar por melhorias, que tornariam o Brasil, não só conhecido como o país do futebol e do carnaval, mas um país de trabalhadores, de cidadãos que perseguem a melhoria de vida, que lutam por ela e principalmente que podem ser probos e honestos.

 Que nossos governantes administrem para o bem do povo e com o povo!

Abrimos mão de um padrão FIFA, pois podemos ter um novo padrão BRASIL.