OUTPLACEMENT: Demissão Humanizada como estratégia organizacional
Por CRISTINA BIANCA SILVA DO NASCIMENTO | 29/11/2024 | ResumosOUTPLACEMENT: Demissão Humanizada como estratégia organizacional
Palavras-chave: Outplacement. Demissão. Humanizada.
INTRODUÇÃO
Ao abordar sobre o outplacement ele desempenha um papel fundamental ao fornecer assistência para um funcionário que foi demitido, tendo o intuito de reintegrá-lo ao mercado de trabalho. Assim, o auxílio profissional e o apoio emocional fornecido pelos assessores durante essa etapa auxiliam a reduzir o impacto da demissão na rotina do funcionário. O especialista em Recursos Humanos em que apoia o indivíduo com a avaliação de histórico profissional, análise de currículo, workshops, palestras de capacitação, orientações sobre como melhorar nas entrevistas e redefinir seus objetivos de carreira.
Tendo como problema da pesquisa. Apresentar o outplacement como um recurso para humanizar o processo de demissão do colaborador que passou um período de tempo prestando serviço a empresa, tornando esse desligamento em uma etapa tranquila para a o funcionário e a empresas.
Em relação qual é o impacto do programa de outplacement quanto a satisfação profissional de ex-funcionários, em uma pesquisa de Caio Cruzeiro em 2017, feita com 210 executivos e gerentes, revela que para 83% as empresas que custearam o programa e não sabem o valor investido, 14% acredita que o outplacement realmente ajudou na recolocação e 46% afirma que a qualidade no serviço é excelente (Cruzeiro, 2017).
O referido trabalho justifica-se que ao longo desse procedimento, compreender as etapas do outplacement no desligamento do profissional e a sua empregabilidade e valorização desse profissional, serão destacados as motivações e razões que fundamentam a relevância desse tema, assim como a contribuição que o estudo poderá oferecer tanto para empresas quanto para profissionais em transição de carreira.
Tendo como objetivo geral analisar o papel do outplacement na vida dos colaboradores, assim como objetivos específicos descrever os impactos que traz o programa de outplacement, e averiguar a importância de um programa de outplacement.
A metodologia utilizada será através de pesquisa bibliográfica a partir de livros, revistas e periódicos que tratam sobre o assunto.
O trabalho desempenha um papel importante na identidade de uma pessoa, e a insegurança que acompanha o desemprego pode causa vários efeitos prejudiciais, como uma diminuição da autoeficácia, sintomas de depressão, baixa autoestima e mal-estar psicológico.
A expressão Outplacement apareceu nos Estados Unidos durante os anos 1950, quando as empresas americanas passaram por mudanças significativas devido a uma crise econômica, nesse sentido, tornou-se essencial reduzir os impactos das demissões em grande escala. Com o intuito de minimizar os impactos dessas ações na comunidade daquela época, as empresas passaram a oferecer suporte, orientando o indivíduo a gerir suas finanças e a se preparar para buscar uma nova colocação profissional. A parti desse momento, o outplacement passou a ser cada vez mais valorizado. Atualmente, há organizações especializadas nesse tipo de assistência.
Apresentar o outplacement como um processo cujo objetivo é auxiliar o funcionário no desligamento e a encontra uma nova oportunidade no mercado de trabalho de forma ágil, visando minimizar os impactos negativos da demissão. Visa descrever as etapas desse processo que são: Planejamento, anúncio do desligamento, processo de orientação profissional, apoio emocional e psicológico, para um melhor entendimento da sua aplicação no planejamento do RH das empresas.
O outplacement é uma das práticas de gestão de pessoas, quando falamos nisso é preciso pensar sempre no bem-estar dos funcionários e na sua percepção da empresa. Faz parte das políticas de Recursos Humanos a preocupação com a percepção das pessoas em relação aos processos da área e do negócio como um todo. Outplacement vem complementar a forma de manter esse aprimoramento até mesmo depois do desligamento, mantendo a coerência das relações profissionais.
Um programa de Outplacement pode ser criado internamente através do RH, mas também pode ser feito por meio de uma consultoria especializada. Essa consultoria oferece apoio psicológico e motivacional, auxilia na realocação do mercado de trabalho, em processos seletivos, treinamento e qualificações para atuar no mesmo ou em outro segmento.
O efeito socioemocional e financeiro do outplacement é positivo, pois garante a recuperação emocional do colaborador que normalmente fica fragilizado nesse momento, além de aprimorar a busca por uma nova oportunidade de trabalho para esse profissional. Promover a empregabilidade do profissional mesmo após seu desligamento é um ato humanizado, que demostra a valorização das pessoas para a empresas que adota essa pratica.
Gutemberg (1994), descreve que “uma das tarefas mais difíceis para as empresas e especialmente para os profissionais de Recursos Humanos é ter que ‘despedir bons empregados’ por problemas econômicos e/ou organizacionais. O outplacement tem ajudado muito a diminuir o problema, seja para o lado das pessoas afetadas, seja para o lado da empresa e dos empregados que nela continuam trabalhando”.
O outplacement vem mostrar que a empresas valoriza aquele colaborador que prestou serviços a ela e que deixou de ser interessante naquele momento, mas reconhece suas qualidades, prestando um papel social muito importante.
O processo de outplacement geralmente é composto por várias fases, incluindo a avaliação das habilidades e interesses do profissional, a elaboração de um plano de ação personalizado, a preparação para entrevista e negociações salariais. As fases desses processos compreendem a análise do perfil e competências do profissional, o planejamento de estratégias de busca de emprego, a melhorias do currículo e das técnicas de entrevista, a preparação para o networking, e o desenvolvimento de habilidades de negociação salarial.
A seguir as etapas do processo a ser realizado no outplacement pelo RH.
1 Planejamento
O objetivo é fazer um levantamento do perfil profissional e pessoal do funcionário e definir os argumentos para a demissão e minimizar os impactos negativos, duração de todo processo do outplacement, e se será feito individualmente ou coletivo, data de início e outros aspectos relevantes.
2 Anúncio do desligamento
O profissional que será responsável por fazer o anuncio da demissão deve estar preparado para fazê-lo de forma menos traumática possível, se reúne com o profissional para anunciar os motivos da demissão e explicar como vai funciona o processo de assessoria com toda clareza e transparência.
3 Processo de orientação profissional
O consultor externo ou o profissional interno do RH, mapeia todas as possibilidades profissionais em comparação aos objetivos destacados pelo funcionário, avalia o currículo e o perfil do profissional, realiza testes comportamentais, utilizar métodos e técnicas para o redirecionamento de carreira do profissional, desenvolve um plano personalizado para alcançar suas metas. Direcioná-lo na busca pelo trabalho, ajudá-lo a entender em qual tipo de empresa ele se encaixa, ou se vai começar um negócio próprio.
4 Apoio emocional e psicológico
Nesse momento o profissional de RH precisar ser compreensível e flexível, entender que é um momento delicado para o colaborador, para que o desligamento seja feito de forma humanizada, dando suporte emocional e se necessário com apoio de profissionais de psicologia.
Essa estratégia de Outplacement gera uma imagem institucional muito positiva para a empresa, diante dos colaboradores mantendo um clima organizacional, quanto externamente, na manutenção da imagem corporativa elevando o conceito da empresa devido a minimização dos efeitos sociais, em relação aos parceiros, fornecedores, clientes e investidores, mostrando para a sociedade o quanto a empresa valoriza as pessoas.
Segundo a Consultora Tais Targa da TTarga Carreira e Recolocação, em Curitiba, Paraná, o outplacement não garante a empregabilidade, mas informa que mais de 85% dos seus assessorados conseguiram um novo emprego. A junção de uma equipe bem estruturada, com acolhimento humanizado, com conteúdo personalizado, desenvolvendo temas como personal branding, desenvolvimento pessoal, oratória e inteligência emocional, eleva o nível dos profissionais proporcionando maiores chances de conseguir o emprego desejado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desse modo a referida pesquisa respondeu ao problema de pesquisa mostrando os impactos positivos de se ter um programa de outplacement para os colaboradores, a partir de um acolhimento humanizado, uma imagem positiva organizacional minimizando os impactos negativos na organização.
O referido trabalho justifica-se que ao longo desse procedimento, o especialista em Recursos Humanos em que apoia o indivíduo com avaliação de histórico profissional, análise de currículo, workshops, palestras de capacitação, orientações sobre como melhorar nas entrevistas e redefinir seus objetivos de carreira.
Assim como foram atingidos os objetivos a partir do momento em que mostrou que auxiliar o colaborador na demissão a recolocá-lo no mercado de trabalho de forma ágil traz benefícios organizacionais, trazendo impactos positivos desde a mudar a imagem da empresa no mercado, a mitigação de causas trabalhistas, desse modo mostra a importância do programa para as organizações ao orientar os profissionais dá apoio emocional e psicológico.
O outplacement exerce de fato um impacto positivo na empregabilidade e na valorização do profissional no mercado de trabalho. Os benefícios para os profissionais incluem a melhoria das habilidades de buscar de emprego, a recolocação mais rápida no mercado e a valorização de suas competências. Para as empresas o outplacement contribui para imagem social da marca, a redução do impacto negativo nos demais colaboradores e seu papel social.
REFERÊNCIAS
Corporações. Outplacement: Saiba o que é e como funciona. Publicado em 21 de outubro 2019. https://www.4search.com.br/pt/blog/outplacement-saiba-o-que-e-e-como-funciona. Acessado em 22 de julho de 2024.
CRUZEIRO, Caio Ianicelli. A realidade sobre o Outplacement: O que dizem os executivos que passaram pelo processo. Publicado em 18 de setembro de 2017. https://pt.linkedin.com/pulse/realidade-sobre-o-outplacement-que-dizem-os-passaram-caio. Acessado em 22 de julho de 2024.
Gutemberg Consultores S/C Ltda. https://gutembergconsultores.com.br/. Acessado em 11 de agosto de 2024.
MACEDO, Gutemberg B. Outplacement: A arte e a Ciência da Recolocação. São Paulo: Maltese. 1994.
Outplacement: O que é e por sua empresa deve investir na estratégia? Publicado em 24/11/19. Atualizado em novembro 17, 2023. https://blog.manpowergroup.com.br/outplacement-o-que-e. Acessado em 22 de julho de 2024.
Targa. Tais. Outplacement: Você sabe o que é?. Publicado em 27 de julho de 2022. https://www.youtube.com/watch?v=Hha2aMT0LCg. Acessado em 22 de julho 2024.
Targa. Tais. Outplacement: Processo de Recolocação. https://ttarga.com.br/empresas/consultoria-outplacement-transicao-carreira/. Acessado em 22 de julho 2024.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa Qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Saiba o que é Outplacement, como funciona e quais são seus benefícios: Saiba como aplicar o outplacement e tornar o processo de demissão mais tranquilo. Publicado em 30 de agosto de 2021. https://blog.infojobs.com.br/empresas/outplacement/.Acessado em 22 de julho de 2024.
Siqueira, Sabrina. Outplacement: Como utilizar para ter demissões com menos efeitos negativos. https://blog.solides.com.br/outplacement/. Acessado em 22 de julho de 2024.