Ser grande é bom? Sim, mas não é, por si só, garantia de sucesso. Ao longo de três décadas de carreira profissional tenho presenciado muitas organizações sucumbirem-se após se tornarem grandes.

A um observador menos atento, pode parecer que ser grande é o bastante para obter sucesso. Ledo engano. Ao se tornar grande, nem sempre é possivel manter a qualidade de antes. Além disso, os problemas crescerão na proporção que a organização progride. Portanto, as organizações de grande porte não estão livres de problemas gigantescos.

Veja, por exemplo, o mega recall da Toyota, com o pedal do acelerador do Prius na última semana, envolvendo em torno de oito milhões de unidades. O enorme prejuízo na imagem será inevitável, mesmo para uma empresa do porte e da credibilidade de uma Toyota. Aliás, depois disso, há relatos de muitas reclamações envolvendo os freios e outras partes do veículo.

Naturalmente, o consumidor poderá sentir-se inseguro e qualquer sinal poderá ser diagnosticado prematuramente como eventual problema. Não há marca que não tenha sofrido do mesmo problema. Aliás, a Honda também está às voltas com recall do Honda Fit.

Nesta última sexta (29) a Ford anunciou (ver site G1) que irá paralisar a produção e as vendas da van Transit Classic, na China, em função de suspeita de problemas análogos. Já que a versão do utilitário a diesel é equipada com o mesmo acelerador dos modelos envolvidos no recall da Toyota.

Mas o que fazer? A melhor resposta pode não ser tão simples como pode parecer, mas uma coisa é certa, à medida que a organização cresce, os cuidados devem crescer na mesma proporção. Até porquanto, mais importante que o porte da organização é a reputação conquistada e consolidada durante décadas de dedicação.

Seguramente, não precisamos nos preocupar tanto, pois as marcas envolvidas nos últimos acontecimentos tem crédito de sobra com o consumidor, mas não pode achar que será sempre assim. Pois como disse Kelly Young: "O problema em sí não é o problema - o problema é a atitude com relação ao problema."

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Escritor, consultor, conferencista e professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com

Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

E-mail: [email protected]