OS SINAIS DA VOLTA DE JESUS (parte 7)

Nós estamos coletando nesta série de estudos as passagens proféticas que foram proferidas por Jesus no seu Sermão do Monte e que marcariam como sendo os principais sinais do seu regresso a este mundo. E aqui está o sexto sinal: “NESSE TEMPO, MUITOS HÃO DE SE ESCANDALIZAR, TRAIR E ODIAR UNS AOS OUTROS... E, POR SE MULTIPLICAR A INIQUIDADE, O AMOR SE ESFRIARÁ DE QUASE TODOS” (Mateus 24:10,12). Sem querer da muita ênfase a esta atual política no Brasil, não podemos deixar de citar aquilo que ocorreu na CPMI do Dia 8 de Janeiro; quando a Relatora responsável pelo inquérito, e vestida de uma capa de cristã evangélica, produziu um relatório cheio de mentiras, de enganos e de injustiças ao indiciar pessoas inocentes, e deixar de fora os verdadeiros responsáveis pelos golpes da esquerda comunista. Um verdadeiro lobo com capa de ovelha. Um absurdo!  

No entanto, isto é apenas a ponta do iceberg. Já que escândalos maiores ainda surgirão de dentro das igrejas, quer sejam evangélicas ou católicas. Resumindo está parte, essa Senadora “evangélica” não fez outra coisa senão cometer inúmeras injustiças, e isto de forma totalmente consciente; contribuindo, assim, para a multiplicação da iniqüidade; se mostrando numa traidora não apenas da nação brasileira, mas da Palavra de Deus. Ao traçar o perfil do homem dos últimos dias, dentre as 18 características, o apóstolo Paulo destacou isto aqui: “TRAIDORES, ATREVIDOS, ENFATUADOS, MAIS AMIGOS DOS PRAZERES QUE AMIGOS DE DEUS” (2 Timóteo 3:4).  

Quando o amor se esfria – principalmente por Cristo –, a tendência sempre será a pessoa vir a cometer uma série de pecados. Porque sem esse amor presente no coração, não haverá sentimentos de temor pelo Senhor. Ao contrário daquilo que se prega por aí, não haverá um avivamento na Igreja nesses últimos dias. Aliás, Jesus nunca prometeu isto. Pelo contrario, ele nos preveniu dizendo que haveria sim uma alta escalada da apostasia, o que levaria o afastamento de muitos da casa de Deus motivados pelo esfriamento espiritual. Porque erradamente os teólogos e estudiosos da Bíblia tomam por assalto uma promessa para a Igreja quando ela é exclusivamente para a nação de Israel. Vejamos: “E ACONTECERÁ, DEPOIS, QUE DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE; VOSSOS FILHOS E VOSSAS FILHAS PROFETIZARÃO, VOSSOS VELHOS SONHARÃO, E VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES; ATÉ SOBRE OS SERVOS E SOBRE AS SERVAS DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO NAQUELES DIAS” (Joel 2:28,29).

Se nós analisarmos o contexto, veremos que o cumprimento desta promessa não está direcionado ao Dia de Pentecostes quando houve o derramamento do Espírito Santo no primeiro século da era cristã; e sim que ela está apontando diretamente para a renovação espiritual de Israel, conforme nos mostra os capítulos 38 e 39 do livro de Ezequiel. Então, muito embora essa promessa nos pareça ser atemporal, ela está direcionada - volto a dizer – mais exclusivamente ao povo judeu; quando em meio a Grande Tribulação, todo o Israel reconhecerá que Jesus é o Messias que fora rejeitado em sua primeira vinda: “VEIO PARA O QUE ERA SEU, E OS SEUS NÃO O RECEBERAM” (João 1:11). 

Depois também, os sinais que acompanharão o referido avivamento não se deram no Dia de Pentecostes: “MOSTRAREI PRODÍGIOS NO CÉU E NA TERRA: SANGUE, FOGO E COLUNAS DE FUMAÇA. O SOL SE CONVERTERÁ EM TREVAS, E A LUA, EM SANGUE, ANTES QUE VENHA O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR” (Joel 2:30,31). Pelo que me consta, esses sinais cataclísmicos não aconteceram naquele dia memorável da Igreja. Com isso eu deduzo que o avivamento da Igreja de Jesus já aconteceu. Sendo que agora será a vez de Israel ser avivado pela manifestação de Jesus quando Ele virá para salvar o seu povo da Batalha do Armagedom. Aleluia, ora vem Senhor Jesus! Que Deus te abençoe hoje e sempre!      

Por: Uilson Barbosa- Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)