As pirâmides do Egito são, de longe, construções que promovem fascínio em qualquer pessoa. Não é difícil entender o motivo: a obra levanta vários mistérios e segredos sobre a forma como foi construída. Você provavelmente não acredita nas teorias da conspiração que afirmam ser dos alienígenas a autoria da construção das pirâmides. No entanto, você sabia que elas também não foram levantadas por escravos?

Como, então, uma das estruturas mais icônicas e colossais no planeta foi construída há mais de 4 mil anos? Os mistérios permanecem até os dias de hoje, mas já existem evidências que nos possibilitam apontar para a real forma de construção das pirâmides de Gizé. Leia abaixo algumas das novas descobertas e aventure-se no mundo egípcio!

O maior mistério da história

O nome A Grande Pirâmide de Gizé não foi uma escolha qualquer. A pirâmide em questão é a maior do mundo e foi construída por ordens do faraó Khufu em algo próximo de 2560 anos antes de Cristo. Cientistas acreditam que as pedras utilizadas na construção foram extraídas de uma pedreira ao sul da pirâmide, sendo que o transporte era facilitado ao molhar a areia primeiro. Isso apenas explica como as pedras foram levadas de um local a outro, mas não como foram colocadas em um enorme triângulo.

Os pesquisadores acreditam que as pedras foram elevadas em alguma forma de rampa. Mas não qualquer rampa: uma rampa com escadarias e uma série de buracos que os cientistas acreditam uma tecnologia única jamais vista em nenhum local e que pode ter sido usada para concluir a construção da pirâmide mais rapidamente do que se pensava. A admiração pela construção desses monumentos serviu de inspiração até mesmo para a criação dos jogos Great Egypt e Great Empire, disponíveis no cassino online Brasil da grande NetBet para os amantes da história egípcia.

Uma tecnologia engenhosa

Roland Enmarch, estudioso da University of Liverpool que participou da expedição responsável pela descoberta da rampa em questão, observou que os padrões dos furos nas escadas sugeriam um tipo particular de sistema de corda e polia. Esses sistemas de polias estão bem documentados na tecnologia grega, mas essa descoberta é anterior a esses dispositivos em cerca de 2.000 anos.

Como essa rampa específica foi descoberta na própria rocha em Hatnub – outra pedreira próxima às pirâmides –, ela não teria sido usada para construir a Grande Pirâmide. Mas isso sugere que os antigos egípcios tinham uma compreensão firme sobre os tipos de máquinas simples que podem ser usadas para transformar um trabalho aparentemente impossível em apenas algo difícil, porém factível.

Riscos para os trabalhadores

Outra questão que permanece um mistério são os motivos que levaram trabalhadores voluntários (não escravos) a aceitarem os riscos de um trabalho tão perigoso e extenuante. Será que as pessoas responsáveis pela construção das pirâmides eram orgulhosas de servir ao faraó e construir seu veículo para a vida após a morte, ou será que o trabalho era uma obrigação social para eles? Ficam apenas esperanças de que futuras escavações continuem a possibilitar novas descobertas sobre os mistérios!