OS SABIÁS DA CATÓLICA

“Aquele que reza muito”. Eis o significado na língua Tupi. Ave é considerada símbolo do Brasil, “O Sabiá” conhecido pelo seu majestoso canto, popularmente o chamam como sabiá laranjeira.

É uma ave popular, encontrada em vários Estados brasileiros. Uns a chamam de sabiá-de-papo-roxo, sabiá amarelo, sabiá-de-barriga-vermelha. Suas cores representam os Símbolos Nacionais (A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, As armas e os Selos Nacionais definidos em Lei Federal).

Célebre em seu canto e representando a magia do romance brasileiro nas Obras Literárias de renomados escritores em trechos que citam a ave símbolo do Brasil a exemplo da “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias.  Assim diz o poema: “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.”¹ grifo nosso

Nesse poema o autor retrata as belezas naturais de nosso País e uma forma eloqüente de enaltecer nossa Pátria Amada.

Em outro momento a ave é mencionada no romance indianista do escritor cearense José de Alencar na Obra-prima de “Iracema” ressaltando os pássaros silvestres, relembrando toda nossa fauna.

Em versos do poeta popular Patativa do Assaré, na MPB do cantor e escritor carioca Chico Buarque, nas canções de Raimundo Fagner. O sabiá é ícone de nossa Pátria.

Na Católica, a Universidade assim chamada, o sabiá se destaca com seu canto no amanhecer e ao entardecer. Situada no Bairro da Boa Vista, Cidade de Recife a ave recita suas melodias como a sinfonia de Beethoven com sua erudita musica.²

O bosque da universidade favorece a ave um habitat perfeito para sua sobrevivência. Seu canto é uma forma dos machos marcarem territórios e atraírem as fêmeas para sua procriação.

Nas árvores centenárias, da Rua do Príncipe, onde fica “A Católica” e em toda grande Cidade de Recife ali está o majestoso sabiá, meio camuflado  entre as folhas e galhos, soltando seu canto desafiando o barulhento vai-e-vem de ônibus, carros, feirantes  e transeuntes  que circulam por lá.

Quem anda pelos bairros da capital pernambucana se encantam pela beleza do canto da ave de peito amarelo. Alguns que não a conhecem se atrevem em olhar para cima das copas frondosas das árvores tentando elucidar onde  ele está camuflado.

Nas varandas dos prédios históricos o canto parece ser maior, mais agudo, estridente. Antes de o sol aparecer, nossa maior fonte de luz da vida, o sabiá já está lá, soltando em alto tom o que ele sabe fazer de melhor. “Cantar para todos”. Torna-se como o primeiro morador da cidade a levantar-se.

Os pedestres mais apressados desviam nas calçadas dos corpulentos caules dos oitizeiros, planta bastante comum na arborização da cidade e em meio das bancas com vendas de lanches, de água, e bancas de revistas. Corriqueiro com seu canto, mas não despercebidos por àqueles que transitam nos bairros de uma das regiões mais antiga da América Portuguesa, a Cidade de Recife.      

Nas altas copas das árvores de uma rua a outra, ponto a ponto fazendo sombreamento dos galhos formando um grande túnel natural ali aparece o suntuoso e nobre, saltitando, pulando de galho em galho, com seus vôos rasantes entre uma árvore e outra desafiando a Lei da Gravidade e dizendo que ali ele é o “Rei do Pedaço.”

Entre ruas e avenidas, a famosa ave faz a cidade uma ostensiva capital. Suas igrejas com estilo gótico embelezam com seu canto atraente, caracterizando a arquitetura medieval da província pernambucana, concentração urbana mais populosa do norte-nordeste.

Encontramos ali, nos bosques da Católica, se deliciando da queda d’água nas proximidades da biblioteca, nos dias mais quentes.

Nas copas das árvores de menor porte, no solo, saltitando em largos saltos pulando pelo chão, à procura de sementes caídas, frutinhas e insetos, juntado aos gansos próximos dos bancos espalhados e aos estudantes sentados nas praças, nas ruas e em todo lugar o magnífico sabiá, com sua penugem amarela, bico longo e canto inconfundível está lá para todos o que lhe admira.  

                                REFERÊNCIAS      

 ¹A Universidade Católica de Pernambuco é uma Instituição de ensino superior criada a 27 de setembro de 1951 e reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto 30.417 de 18 de janeiro de 1952. Acesso em 29 de fevereiro de 2016.

²RECIFE: município brasileiro, cpital do  estado de Pernambuco, localizado na Regiãio Nordeste do país. Pertencente a Mesorreigião Metropolitana do Recife e À Microrregião do Recife.  Acesso em 01 de março. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pernambuco.