João Moreno de Souza Filho[1]

Prof.ª Dras. Edlucia Turiano & Jedida Melo[2]

Introdução

A Psicopedagogia é uma área do conhecimento cujos saberes podem auxiliar pais, alunos e professores quando surgirem problemas de aprendizado nos alunos. Como isso é possível. De que maneira os professores podem utilizar-se dos saberes psicopedagógicos para melhorarem seus relacionamentos com os alunos? É o que tentaremos mostrar a seguir.

Desenvolvimento

A Psicopedagogia é o ramo do conhecimento que trabalha no campo do aprendizado. Por isso ela auxilia, com seus saberes, professores, pais e alunos. Por isso podemos afirmar que a Psicopedagogia aperfeiçoa as relações humanas no processo do ensino-aprendizagem, como disse Ferreira (2002). “A psicopedagogia nasceu de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem humana e assim estar resolvendo as dificuldades de aprendizagem”.

Outra profissional de Psicopedagogia cujo pensamento reforça o que disse Ferreira, acima é Edilene dos Santos Costa, que em seu artigo “a contribuição da Psicopedagogia para o processo de alfabetização e letramento,” disse que  “a Psicopedagogia é responsável pelos métodos e estratégias para crianças com dificuldade de aprendizagem.” Assim, o Psicopedagogo age como um mediador, ajudando os alunos a superarem seus medos e suas dificuldades no processo de aprendizagem.

Uma das contribuições da Psicopedagogia se dá no processo da aprendizagem e do letramento. Sabemos que até que o processo da leitura se concretize, a criança passa por uma série de desafios que passa pelo desenvolvimento da visão, dos músculos e nervos das mãos, da associação de sons, etc.

Nesse processo ela precisa ser ajudada pelos pais, na escola pelos professores, e quando houver um problema na aprendizagem o Psicopedagogo pode ser requisitado para ajudar a criança, os professores e até os pais. Mas como a Psicopedagogia pode ajudar nesse processo? Essa resposta também é dada por costa no artigo citado acima.

De acordo com Costa, “a Psicopedagogia é responsável pelos métodos estratégicos para crianças com dificuldade na aprendizagem.” Assim, o psicopedagogo age como mediador, ajudando as crianças (e os alunos adolescentes, jovens, adultos) a superar seus medos, suas dificuldades no processo de aprendizagem.

O Psicopedagogo também é importante para os professores, pois, de acordo com Costa, ele pode “contribuir, levando o educador a refletir sobre os seus atos como professor e avaliador da aprendizagem” dos alunos com dificuldades na área da aprendizagem.

Costa não se esqueceu de apontar sobre a Psicopedagogia “como uma atividade voltada para o atendimento personalizado àqueles alunos que merecem uma atenção especial.” Porém ela não apontou como isso pode ser possível, uma vez que dependendo do atendimento, somente o profissional formado em Psicopedagogia Clínica pode atender um aluno com problema de aprendizagem. Sobre isso, é preciso deixar claro que a clínica psicopedagógica é o ambiente mais adequado para este atendimento, e neste caso deveria haver uma parceria da escola com o psicopedagogo clínico.

Nesse caminho do aprendizado, é importante sabermos quais são os papeis do Psicopedagogo, a saber:

Auxiliar os pais a ajudarem seus filhos diante dos problemas de aprendizagem. 

Ajudá-los em suas reações, interna e externamente, diante das dificuldades de aprendizado de seus filhos.

Mostrar, de maneira clara, como as reações dos pais aprofundam os problemas de aprendizado das crianças.

Apontar caminhos psicopedagógicos possíveis para os pais e professores para que eles se  sintam seguros no auxilio aos alunos que têm dificuldades de aprendizagem.

Auxiliar os professores a diagnosticar, antecipadamente, problemas que interferirão, negativamente, na aprendizagem dos alunos.

Instrumentalizar os professores a agirem, preventivamente, impedindo situações que interferirão negativamente no processo de aprendizagem.

Mostrar ações psicopedagógicos mais adequadas às diversas realidades, de forma que a escola e os professores possam aplicá-las com segurança.

As ações do psicopedagogo clínico e do psicopedagogo institucional                

A Psicopedagogia clínica se dá nos consultórios psicopedagógicos cujo objetivo é buscar os obstáculos e as causas para o problema de aprendizagem já instalado. Assim, os alunos com problemas de aprendizagem instalados devem ser enviados para terapias psicopedagógicas.

Porém julgo que o principal objetivo da Psicopedagogia está na ação preventiva. Aqui, a Psicopedagogia visa estudar as condições evolutivas da aprendizagem apontando caminhos para um aprender mais eficiente. Esta ação pode ser realizada nas escolas por Psicopedagogos que identificarão fatores que poderão interferir negativamente na aprendizagem e dessa forma agirão para impedir que um problema nesta área seja instalado.

Apesar do valor do Psicopedagogo Institucional na prevenção de problemas de aprendizagem, ele não consegue impedir todos os problemas na área do aprendizado, pois muitas das causas dos problemas de aprendizagem têm origem na família e nas emoções do aprendente. Por isso muitas das vezes é necessário buscar auxílio da clínica psicopedagógica para que através de terapias específicas o aluno possa superar os problemas na área de aprendizagem. A procura da clínica psicopedagógica se dá nos seguintes casos:

Quando o nível de estresse e ansiedade do aluno o impede de ouvir os professores e seguir suas orientações;

Quando há problemas emocionais cujas origens se dão em traumas como morte na família, separação de pais, maus tratos, etc, e quando esses problemas afetam a aprendizagem;

Quando a impulsividade do aluno o leva a quebrar regras de estudos ao ponto de afetar o aprendizado;

Quando o aluno sofre de fobias relacionadas à sala de aula, ao estudo, etc.

            Dependendo do problema, a escola deve encaminha o aluno para o Psicólogo, pois somente este profissional, de acordo com a legislação, pode realiza o Psicodiagnóstico para descobrir quais problemas psicológicos o aluno tem.

Conclusão

            Esse pequeno artigo opinativo mostra o valor dos saberes psicopedagógicos no auxílio aos professores e aos pais. Ficou claro que o Psicopedagogo trabalha na área relacional entre o aluno e o professor, e intervém quando o aprendizado do aluno é prejudicado por problemas diversos. Ficou demonstrado que o Psicopedagogo, além de agir na área preventiva, pode intervir, clinicamente, quando o aprendizado é prejudicado por fatores que extrapolam o ambiente escolar.

Referência

COSTA, Edlene dos Santos. A Contribuição da Psicopedagogia Para o Processo de Alfabetização e Letramento. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/a-contribuicao-da-psicopedagogia-para-o-processo-de-alfabetizacao-e-letramento/> Acesso em: 11.06.2018.

FEREIRA, Renata Tereza da Silva. A Importância da Psicopedagogia no Ensino Fundamental – 1ª A 4ª SÉRIES. 2002. disponível em: <http://www.4shared.com/get/33929246/40d16676/INTRODUO_A_PSICOPEDAGOGIA.html>. Acesso em: 15  jul. 2010.

[1] Mestrando em Ciências da Educação – FICS

[2] Doutoras em Educação – FICS