OS QUE ZELAM PELA COISA PÚBLICA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

No Brasil ainda persiste a ideia que a coisa pública não tem valor e, esta visão acaba trazendo uma série de consequências negativas para a coletividade. Quantas praças, escolas e edifícios construídos pagos com os impostos e, estes deveriam apenas ser deteriorados pela ação do tempo!

Entretanto, escrevo este artigo para ressaltar que neste mês de outubro, duas datas marcam os que trabalham com a coisa pública: dia quinze, dia do Professor e vinte e oito, dia do funcionário público. Estes são segmentos que zelam pelo bem público e demonstram a importância dos segmentos que servem o serviço público! Obviamente que muitas outras categorias exercem suas atividades para o Estado, fazem concursos ou utilizam de outras formas para trabalhar pelo bem de todos.

Quanto ao dia do professor é ligado com a História da Educação Brasileira, nesta data, em 1827, D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil, de onde surgiram as escolas de primeiras letras e a regulamentação das condições trabalhistas dos professores e, em 1963, João Goulart cria um decreto para ser celebrado este dia nos estabelecimentos de ensino. Esta é uma profissão importantíssima, sobretudo aqueles professores que exercem sua atividade nas escolas públicas que zelam a cada dia por milhões de alunos que precisam ser levados a ‘conhecer’ melhor o mundo que está inserido. 

A data ligada ao Funcionário Público foi instituída por Getúlio Vargas em 1939, por decreto ao criar as leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos! Para ser servidor público é preciso prestar concurso, ser aprovado, passar no estágio probatório e, assim ter efetivação no cargo. Não podemos esquecer que estes servidores com o dinheiro público, trabalham para atender a sociedade civil.

As várias categorias que formam os servidores públicos, dentre elas, os professores, precisam ter a consciência que trabalhar no setor público, nos últimos tempos, não anda fácil; uma vez que existe falta de investimentos e de profissionalismo; contudo, vivemos numa sociedade onde muitos cidadãos não têm respeito para com o servidor público. 

Não devo generalizar, conheço inúmeros, para não dizer centenas de funcionários públicos exemplares que sabem zelar por aquilo que é de todos, mas ainda encontramos, como em todos os setores da sociedade, pessoas não comprometidas com seu trabalho. E, também há inúmeros servidores públicos que não tem boa remuneração e falta reconhecimento de seu trabalho. Isto é muito triste!

Aos que aprenderam a zelar pela coisa pública e estão no setor público, fica o reconhecimento deste que também vive deste setor, sou funcionário público há quase trinta anos! Quantas histórias! Acreditemos em nosso trabalho e exerçamos com gratidão, amor e orgulho a missão de zelar por aquilo que é de todos. Demonstremos alegria em servir o povo!

 Zelemos pela coisa pública acreditando em nossa força de trabalho e, lutemos para que no local onde estejamos exercendo as atividades diárias, tornem-se lugares agradáveis, pois trabalhamos para promoção do bem público!

Professor e funcionários públicos nossa gratidão que sua garra, determinação e consciência sejam a potência para se construir um mundo humano, fraterno e justo.