No nosso mundo contemporâneo vão ocorrendo muitas transformações, algumas rápidas outras mais lentas. E no quesito trabalho não é diferente. Tanto é assim que nos últimos anos, pessoas vêm fazendo de seus lares, escritórios para os seus negócios.

       Não importa que tipo de negócio esteja sendo desenvolvido ali, trabalhar em casa significa fazer planejamentos da mesma forma como para o método tradicional de trabalho. Mas é importante, que se trabalhe em casa tendo em vista que a responsabilidade é a mesma como se estivesse numa empresa qualquer.

       Você pode trabalhar criando um negócio seu, uma idéia própria, com um pouco de risco. Outra opção é tornar-se um franqueado, de certo modo um pouco mais seguro, pois são negócios que já deram certo, tem aceitação popular, além de receber treinamento e apoio da franqueadora. Um profissional experiente em certas áreas, como engenheiros, por exemplo, podem montar sua sala de trabalho em casa também e trabalhar para si próprio ou ofertando seus préstimos a empresas empregadoras. Há ainda empresas, comumente as que lidam com tecnologia, que aplicam o conceito do office home a aqueles funcionários que podem exercer funções em casa, não dependem de maquinários ou equipamentos presentes nela.

       O home Office, ou seja, o trabalho em casa, tem seus prós e contras, que na verdade surgem dos diferentes pontos de vista de quem experimenta essa forma de trabalhar. Há pessoas que se queixam de que trabalhar em casa, priva-os da convivência com os colegas. Outras afirmam exatamente o contrário, que o barulho na empresa, as atrapalha diminuindo a concentração.

       Deve-se sempre impor limites, senão corre-se o risco de trabalhar em demasia ou de menos. No primeiro caso o desgaste acumulará, refletindo na saúde da pessoa e consequentemente na própria função exercida. No segundo, não serão atingidas as metas propostas.

       Tem que se ter um canto próprio para se trabalhar em casa. Um espaço conveniente. Adquirir equipamentos, infraestrutura para se materializar a ideia. Muitas empresas fornecem todo o material necessário, como móveis, linha telefônica, notebook aos funcionários do Office home.

       Em casa deve-se tomar cuidado com as distrações. Afazeres domésticos, latido de cães, televisão, podem perturbar. Como toda empresa tem custos, há aqueles que aconselham a não os misturar com as contas da casa, todavia outros acreditam que as contas da empresa são só extensões das contas da própria casa.

       Algumas pessoas se sentem mais produtivas em casa. Se sentem que num momento não estão rendendo, simplesmente pegam o cachorro e vão dar uma volta, ao retornarem terminam o que pretendiam.

       Muitos gostam da oportunidade de almoçar em casa e estarem perto dos filhos. Evitar se deslocar pelo trânsito, muitas vezes difícil nas grandes cidades, fazendo a pessoa ficar mal humorada, dormir um pouco a mais, não ter de lidar com chefes-problema, viajar menos, ou aumento de produtividade, são motivos que estão levando as pessoas a trabalharem em casa. Com isto resolvem muitas questões com que lidavam e podiam estar incomodando, passando a terem mais liberdade para definir a sua própria maneira de trabalhar.