Os tratores nada mais são do que um tipo de máquina que realiza um processo de tração e execução de trabalhos de produção com todo o conforto existente para o operador, sua principal função é multiplicar de forma bastante considerável a força manual humana.

Este normalmente é projetado para arrastar uma série de alfaias ou ainda diversos tipos de implementos de utilização específica, com isto um mesmo trator que tenha diferentes implementações poderá ter uma grande gama de aplicações, com uma boa economia de tempo e de equipamentos para utilização.

Os principais tipos de tratores existentes no mercado

O trator guincho

Este também é chamado de molinete ou ainda carretel, ele é formado através de um cabo de aço enrolado através de um carretel estacionários, conta com um motor elétrico ou ainda de combustão instantânea bem como engrenagens que oferecem uma boa variação de velocidades ou mesmo de reversão.

A utilização de polias que são apoiadas em pontos fixos permitem que exista a tração de uma série de implementos agrícolas, bem como de embarcações ou mesmo de elevadores.

Os tratores de pneus

Este tipo de trator é equipado com um processo de combustão interna de diversas potências ou mesmo de grandes quantidades de cavalos, normalmente é movido através de óleo diesel, e conta com seu traseiro totalmente reforçado. Estes tratores são utilizados na agricultura para tracionar os arados bem como plantadeiras e a maior parte dos implementos de agricultura.

Estes tratores contam com uma caixa de velocidades ou ainda de transmissões próprias diferenciadas para o trabalho agrícola, sua caixa de câmbio poderá variar bastante entre 8 a 24 marchas. Estas que poderão ser tanto mecânicas como também automáticas.

Os acessórios utilizados nos tratores

Um acessório bastante comum que é utilizado nos trechos agrícolas é o chamado terceiro ponto, o que é um atuador hidráulico que tem como função principal manter toda a implementação do arado nivelado com relação ao seu solo.

Além de se realizar uma tração de equipamentos os tratores poderão deixar as alfaias ou mesmo seus implementos utilizando assim força mecânica por eixos de tração além de vários outros tipos de diferenciais.