1. O princípio de todas as coisas

Os primeiros filósofos antigos, centraram a atenção na Natureza e buscavam o princípio de todas as coisas na Natureza e são chamados de cosmológico, ao buscar a cosmologia das coisas estavam a afastar-se de cosmogonia de Hisiodo. Ora, os mitos contavam a história do princípio e origem de todas as coisas (o nascimento dos deuses), a cosmologia dos pré-socráticos procuraram a racionalidade constitutiva do universo.

Os pré-socráticos estavam convicto de que do nada não pode vir nada, e queria explicar a mudança (do devir), podemos encontrar a estabilidade diante do múltiplo, descobrimos o uno. Ora, ao indagar-se sobre o cosmo do caos surge o mundo ordenado, os primeiros filósofos queria encontrar o princípio de todas as coisas (arkhe), o elemento de todas as coisas que existe no mundo 

O pensamento positivo, excluindo qualquer forma de sobrenatural e rejeitando a assimilação implícita, estabelecida pelo mito, entre fenômenos físicos e agentes divinos; e um pensamento abstracto, despojando a realidade desta força de mudança que lhe conferia o mito e recusando a antiga imagem da união dos opostos em beneficio de uma formulação categórica do principio de identidade. (VERNANT apud CHAUI, 2003: 38)

Muitos filósofos responderam a questão do fundamento das coisas, da unidade que pode explicar a multiplicidade, são as mais variadas, e vou destacar a resposta de Tales de Mileto.

2. Tales de Mileto 

Tales de Mileto nasceu na Jónia por volta do século VII a.C. e morreu no século VI a.C. é considerado como o fundador da filosofia, porque pela primeira vez ele tentou se afastando da explicação mítica da origem do universo, e buscou a origem do universo usando a razão “… o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água”.(ANTISERI e REALE, 2003: 29). Tales de Mileto observou que a água é único elemento que mesmo passando vários estados líquidos, sólido e gasoso, permanece não muda. A terra esta sobre as águas, os animais, precisa de água e o próprio Homem precisa de água para viver, é dai que se diz sem água não há vida. Segundo Antiseri e Reale (2003: 30), a diferença entre a água de Tales e a de hómero é que Tales baseia a sua afirmação usando a razão enquanto hómero baseia-se na imaginação e no mito.

Na compreensão Nietzsche (1973: 9), consideramos Tales como filosofo por três razoes em primeiro lugar procura algo material para explicar o universo, em segundo ao explicar o universo não se baseia em metafísica mais na Natureza e enfim na afirmação da água como princípio d todas as coisas este um pensamento tudo é um. Ora, na primeira fase Tales continua com a ideia dos mitos mais na segunda sai dos mitos e na terceira se torna primeiro filósofo.

 

Referências bibliográficas 

ANTISERI, Dário e REALE, Giovanni. (1990). História da Filosofia: Antiguidade e Idade. 8.ed., são Paulo. Paulus, V. 1.

CHAUI, Marilena. (2003). Introdução a história da filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. 2ª. ed. ,são Paulo, Paulus, v. 1.

NIETZSCHE, Friedrich. (1973: 9). A filosofia na época trágica dos gregos. São Paulo, Atlas.