Os Pré-Socráticos.

Eles desenvolveram a formulação do pensamento filosófico de forma sistematizada, o que se denomina da primeira grande corrente do pensamento elaborado pela Filosofia.

  Isso aconteceu exatamente na Grécia antiga, aproximadamente no século VI antes da era cristã. É fundamental entender a filosofia ao longo da sua construção histórica.

Até então tudo que se desenvolvia em termos de explicação do mundo, a forma do entendimento era visto pelo caminho da mitologia, não por meio de recursos racionais. O que é interessante que a pré-filosofia estava preocupada com causas materiais.

 Os filósofos que existiram antes de Sócrates construíram seus pensamentos preocupados com o entendimento  do universo, as bases materiais constitutivas da natureza.

Deus, muito menos a religião não fazia parte dos seus sistemas centrais do entendimento da realidade. O mundo metafísico não tinha sentido aos denominados pré-socráticos, a alma para eles não faria significação epistemológica.  

 Todo interesse de pesquisa era voltado essencialmente para compreender a realidade do universo os fenômenos ligados estritamente à natureza.

Qual a verdadeira mecanicidade que possibilitava o funcionamento da natureza de modo geral a não serem suas próprias regras suas leis naturais, exatamente a preocupação dos referidos filósofos.

Portanto, esses filósofos podem ser denominados de materialistas, apenas o campo empírico lhes fazia algum significado, portanto, não eram muito bem vistos pelo poder econômico da época.

 Quanto ao poder público, interessava aos fatores religiosos para manipular politicamente as pessoas simples não críticas, com objetivo do domínio econômico.  

Os pré-socráticos buscavam explicar tudo através da razão e do saber científico, apenas a Ciência era o meio adequado para entender a realidade, esse fato era fundamentalmente objetivo aos primeiros pré-socráticos.

Para eles o mundo sempre teve explicação natural, exatamente esse o aspecto que precisava ser entendido pela razão, buscar o procedimento especulativo não ajudaria em nada a respeito da compreensão da realidade empírica, o mundo é o que é por ter explicação explicita para o seu funcionamento.   

 Dentro dessa preocupação podemos citar os principais filósofos pré-socráticos no contexto, da produção do desenvolvimento da Filosofia materialista.

 O mundo tem uma causa material, a partir dessa causa que possibilitou o nascimento do referido, podemos entender a evolução do mesmo.

Nessa análise os primeiros filósofos eram físicos: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes, posteriormente Heráclito.

Em um determinado momento Pitágoras formulou seu pensamento, defendendo tudo o que existe a princípio preexiste à alma, já que a mesma é imortal, mas essa etimologia não fazia parte da preocupação dos pré-socráticos.  

Em outro instante Demócrito e Leucipo formularam o conceito epistemológico que a formação de tudo que existe nesse mundo tem somente realidades desvinculadas da vida espiritual.

 Porque o mundo é formado e constituído exatamente de átomos, não tendo sentido realidades abstratas ou qualquer reflexão de caráter metafísico, longe da funcionalidade processual e mecânica.

Edjar Dias de Vasconcelos.