Os povos antigos

Os povos antigos são aqueles que nos transmitiram as bases do desenvolvimento a partir do qual foi possível construir o mundo em que vivemos. Eles criaram e inovaram tanto que saíram da pré-história para inaugurar um período da história ao qual chamamos de Antiguidade.

Esses povos antigos criaram sociedades bem organizadas, sistemas políticos e um processo de comunicação e preservação dos fatos e fenômenos cotidianos. Uma dessas invenções, dos povos antigos, foi a escrita.

A criação da escrita é o marco divisor entre a pré-história e a antiguidade (Lembrando que essa é uma divisão conceitual, didática, pois o processo evolutivo das sociedades é uma só e mesma história).

Quem foram, afinal de contas, esses povos antigos que criaram as bases das civilizações que nos precederam? Onde viveram esses povos? O que eles nos deixaram?

Entre os povos antigos podemos mencionar os sumérios; seus vizinhos, os acádios. Algum tempo depois também os assirios e os caldeus. Todos esses viveram na região chamada Mesopotâmia. Nessa região desenvolveram-se algumas as mais antigas civilizações de que temos notícias. Algumas de suas edificações ainda sobrevivem e são objeto de pesquisas arqueológicas.

Também desenvolvera-se civilizações antigas próximo do rio Nilo, como por exemplo a civilização egípcia e um pouco ao sul, o império núbio. Próximo dos rios Indo, na Índia e dos rios Amarelo e Azul, na China atual, também desenvolveram-se algumas civilizações de povos antigos, sendo que os ancestrais chineses também desenvolveram seus processo de registro escrito. (Numa forma bem rudimentar de sociedade, se retrocedermos alguns milhares de anos, podemos incluir o povo do qual faziam parte o Homem de Pequim – China; e de Lucy – Etiópia).

O fato e que, sem que saibamos como aconteceu e quem foi o primeiro, a entre esses povos antigos ocorreu o domínio do fogo e a domesticação de plantas e animais. Eles, também, criaram as bases da organização social que chamamos de cidade. E essas base social, produziu uma das mais importantes invenções da humanidade: a escrita.

Graças a isso o desenvolvimento humano deu alguns saltos pois passou a ser possível o registro e a preservação dos saberes. O fato é que tudo que está ao alcance das nossas mãos, nos dias atuais, é resultado do que produziram os povos que nos antecederam. E esse processo de produção, é o que a história tenta nos mostrar.

 

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO