Há muitos pontos positivos que podemos receber, ao desenvolvermos atividades variadas de trabalhos informais em nossas residências.

Você já pensou alguma vez, em trabalhar em casa? Em ter toda liberdade e tempo não fixo para cumprir suas atividades? Sabemos que é muito improvável de se seguir esta meta, se tiver trabalhando formalmente dentro de uma empresa, não é mesmo?

É o que grandes grupos de pessoas estão se dedicando hoje em dia. Muitos estão se afastando de seus empregos comuns, ou procurando empregos de poucas horas, para se dedicar a atividades em suas próprias casas, seja produzindo bens de consumo, ou prestando serviços e atividades para empresas que contratam funcionários para este tipo de trabalho.

Esta ideia é bem tentadora a muitos, mas como trabalhar em casa pode trazer tantos benefícios, visto que muitos estão preferindo este tipo de vida? Quais os pontos positivos que podemos ter se queremos seguir este tipo de trabalho, mas sem nos comprometermos com atividades que demandam recursos e meios para concretizarmos?

Bom, existe uma tendência de mercado, de empregadores, que construíram todo um leque de oportunidades para pessoas, que buscam desenvolver atividades sem se ligarem ou frequentarem estas mesmas empresas, e nem necessitarem de matéria prima grandiosa para trabalharem. Aqui temos as empresas que contratam serviços de outras pessoas, que passam a cumprir funções especificas e simples, estando em suas próprias casas! Estes serviços podem ser desde vendas pelo telefone ou pela internet, criação de páginas para redes, elaboração de conteúdos, e até elaboração ou acabamento de inúmeros objetos, no caso de empresas que contratam mão de obra informal e sem vínculo presencial, como, por exemplo, trabalhos artesanais e que requerem personalização ou transformação manual. 

Existem muitas empresas neste ramo, e muitas oportunidades surgem todo o dia, para pessoas que querem se ligar informalmente e prestarem serviços às mesmas.

Neste tipo de trabalho em casa, tanto para o trabalhador livre, quanto para o contratante, preservam-se inúmeras possibilidades de realização do trabalho, além de garantir algumas melhorias e alterações, tanto no ambiente de contratação destas empresas, quanto especialmente, ao contratado. Muitas vezes para o contratado, não há necessidade nenhuma de sua presença. Apenas o contratante lhe dirige, a possibilidades de serviço serem feitos, e o contratado os executa. Mas podendo-se manter toda liberdade e respeito entre ambas às partes.

Um dos pontos positivos que podemos citar aqui se refere à comodidade, que tanto o empregador quando os trabalhadores afixos podem ter.  Além da maior comodidade que ambos podem ter, não há necessidade de grandes espaços nas empresas para se realizarem as funções que prestam. As empresas que fornecem estes trabalhos podem ser mais compactas, mas dinâmicas, o que garante menos demanda de espaço físico, especialmente para o empregador.

Outro ponto muito interessante ao trabalhador, é que em casa ele terá um tempo livre e liberdade que nas empresas seria bem limitado.  Trabalhando em sua própria casa, ele se sente livre para atuar no momento que quiser, faz a jornada de trabalho adequada a sua vontade, e não fica restritamente sujeita a vontade do empregador. Ele apenas deve cumprir os prazos específicos, e manter-se sempre disponível.

No trabalho em casa, ele não se sente pressionado, ocupa-se das atividades que tem que cumprir, mas não se deixa seguir por uma rotina imposta. Ele pode fazer e alterar sua rotina de trabalho, sempre que desejar. O empregador lhe fornece os meios e fins do serviço que o trabalhador deve realizar, e ele o executa como da forma que convier. Isto é um dos grandes atrativos que as pessoas buscam, quando partem para o trabalho em casa, como prestador de serviço a uma empresa.

Outro ponto importante refere-se ao deslocamento. Quase 100% dos trabalhos formais, requerem algum tipo de deslocamento, seja para o local de trabalho, ou do local de trabalho a outros, como no caso de entregadores ou servidores que precisam se deslocar a determinados locais para cumprirem suas funções. Se não há necessidade de deslocamento, sobra-se mais “tempo” para a execução das atividades, que podem ser feitas a qualquer hora.

Há muito pontos positivos que podemos ter quando nós trabalhamos sem sair de nossas casas. E cada pessoa, com cada particularidade de trabalho que ela pode desenvolver, terá os benefícios que sua função irá permitir.

Aqueles que desenvolvem atividades em seus próprios lares tem ainda um ponto prosaico, mas bastante significativo para suas vidas, neste tipo de trabalho em casa. É que além de disporem de tempo não fixo, reduzido deslocamento, recebem o trabalho em casa, e liberdade para agir como quiser, ainda dispõe de tempo para realizar atividades de interesse particular, como fazer cursos ou desenvolver outras atividades. Se fosse num trabalho formal, isto poderia ser limitado ou até impossível, dependendo do emprego. Mas se ele tem a oportunidade de desenvolver atividades em sua casa, o tempo, é ele quem faz! Por isso trabalhar em casa, pode ser bem mais rentável como também mais interessante para aqueles que não querem se limitar a rotina e ao tempo fixo.