Os Pontos de Vista dos Gurus da Qualidade Total

No ponto de vista de Deming a implantação da qualidade total exige profundas mudanças envolvendo tanto a empresa como os clientes. Para ele as os trabalhadores devem ter participação no processo decisório, pois para Deming a maioria dos problemas são gerados pelo mau gerenciamento. Assim uma maior participação dos colaboradores internos proporcionará menos erros e um aumento da qualidade nos produtos e nos processos.
Deming criou o método PDCA que é uma ferramenta de gestão muito usada até hoje pelas empresa, além disso ele valoriza a liderança e a motivação que aliada a métodos estatísticos e quantitativos proporciona uma melhoria continua na busca da qualidade.
Ishikawa comparado com Deming também dar uma maior importância na participação das pessoas no processo de solução de problemas. Ele na busca pela qualidade total foca os seus estudo sobre a qualidade em técnicas estatísticas e de orientação para pessoas. Com isso Ishikawa assim como Deming que desenvolveu o ciclo PDCA, introduziu a idéia de círculos de controle de qualidade nas organizações dessa forma ambos buscam uma melhoria continua na qualidade, pois só dessa forma a qualidade total será alcançada.
Já para Juran diferente do que pensa Deming a motivação e a liderança não são importantes na implantação da qualidade total e também oposto tanto a Deming como a Ishikawa ele desconsidera a participação dos trabalhadores no desenvolviemnto e aplicação da qualidade total.
Porém ele reconhece a importância dos consumidores internos e externos no processo de implementação de um sistema de qualidade eficiente. Assim para ele a implementação e desenvolvimento da qualidade total depende muito mais alta cúpula administrativa do que dos demais colaboradores, porém defende um programa de treinamento para os colaboradores.

Autor: Marcos Silvestre da Silva Borges