Por que não ser sedentário?

Praticar algum tipo de atividade física é fundamental para manter a saúde. Doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, tabagismo, diabetes e colesterol alto já atingem mais de 70% da população brasileira. Segundo os médios, uma das principais causas desses males a vida sedentária. Portanto, o indivíduo deve começar a se mexer.

O que fazer antes de partir para os exercícios?

Para evitar problemas de saúde no futuro, é recomendável que se procure por um médico antes de começar a praticar qualquer exercício físico. Existem pessoas que caminham, ao menos, quatro vezes por semana, mas assumem que nunca buscaram um médico para saber se elas podem se dedicar à esse tipo de atividade. A não procura por um médico pode colocar a saúde dessas pessoas em risco. Antes de iniciar qualquer atividade é necessário consultar um cardiologista a fim de saber qual é o estado atual do coração.

É fundamental que os indivíduos com idade acima dos 30 anos, que sejam assintomáticos e queiram praticar uma atividade física façam uma avaliação cardiológica. Essa análise levantará os fatores de risco do paciente, assim, fazer exames clínicos serve para descobrir se há alguma contraindicação para a realização daquela atividade em questão. O fato de alguém não sentir nada não significa, necessariamente, que não haja problemas.

Quais são e como são feitos os exames de avaliação física?

Primeiramente, o médico efetua uma avaliação clínica, na qual informações e sintomas inerentes ao paciente são reunidos. O especialista investiga o histórico do paciente em busca dos chamados fatores de risco cardiológicos. O objetivo é tentar identificar um quadro de hipertensão, diabetes, colesterol elevado, e se esse paciente é um sedentário ou tem herança familiar de doença cardiovascular.

Veja mais em: http://kimera.net.br/sedentarismo/

Eletrocardiograma

Depois, o paciente é submetido ao eletrocardiograma, um exame simples efetuado em menos de um minuto e que registra a presença de arritmias e detecta a ocorrência anterior de algum infarto. O exame identifica, principalmente, alterações provenientes de infartos antigos, arritmias e bloqueios, além de crescimentos cardíacos, pois um coração dilatado também é exibido pelo eletrocardiograma.

Teste ergométrico

O teste ergométrico nada mais é do que um exame cujo objetivo é levar o paciente à exaustão física, medindo seu esforço físico através de vários parâmetros, além do que o paciente é monitorado eletrocardiograficamente. O paciente é induzido a um estado de estresse físico com o objetivo de detectar qual é o risco dele sofrer um infarto agudo do miocárdio. Se o indivíduo apresenta hipertensão ou diabetes através do exame clínico, ele é recomendado a fazer um ecocardiograma.

Consulta com outros especialistas

Além do cardiologista, é recomendável se consultar com outros especialistas antes de começar a praticar atividades físicas. Se o indivíduo tiver problemas na coluna ou joelhos, ele deverá procurar por um ortopedista. Caso ele esteja muito acima do peso, também deverá se consultar com um nutricionista.

Atestado médico prévio

Existem algumas academias de natação que, por se preocuparem com a saúde dos alunos, exigem que eles apresentem um atestado médico prévio. Assim, cada aluno poderá ser acompanhado de uma forma mais segura, independentemente de sua idade. Essa medida é importante para que a instituição tenha a certeza de que está trabalhando com pessoas saudáveis. Caso algum indivíduo tenha alguma limitação, o médico poderá encaminhar o paciente para que a academia possa tratar e respeitar essa lesão.

Créditos: Kimera