OS OBSTACULOS NA LEITURA NAS SERIES INICIAIS

 

Quando falamos de Leitura no ensino fundamental, logo vem em mente o autor, Guerra, o qual explica que Dificuldade de Aprendizagem é um caso que se faz presente em todo momento no meio educacional bem como as Dificuldades não são efetivamente marcadas, se torna um grande peso para muitos alunos. De modo que se a dificuldade não for determinada por um profissional a criança será classificada de preguiçosa e bagunceira.

Segundo Antunes a aprendizagem é o modo que encontramos em uma modificação de desempenho, alcançada por meio de experiências edificadas por diversos fatores, como por exemplo, o neurológico, o emocional, a relação com a família e o meio em que vive, e nós como professores é essencial neste processo de aprendizagem dos alunos, devemos ensinar a eles que aprendizagem é um confronto com a realidade.

Sabemos que a leitura e compreensão são procedimentos que nem sempre andam lado a lado.  Percebemos que na realidade escolar é que vários alunos leem textos de diversos gêneros textuais e enunciados de exercícios escolares, no entanto nem sempre alcançam adequadamente o que pedido pela professora. Muitas das vezes, simplesmente repetem foneticamente as palavras gravadas no papel. Com isso, muitos dos textos proporcionados pelos professores no dia a dia em sala de aula,  precisam fornecer uma aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio dos alunos, acabam por não alcançarem o efeito aguardado. Essa dificuldade nos preocupa, mais especificamente, nós professores do Ensino Fundamental, já que sobre nós que incide a responsabilidade de desenvolver capacidades de leitura, de compreensão e de interpretação de leitura.

            Não podemos somente julgar as crianças desmerecendo a maneira que ela lê, muitas vezes os pais pensam que a escola é obrigada a ensinar a ler e dar educação para seu filho, não sabendo que a escola da suporte para a criança se sentir livre para pensar e aprender.

            Devemos prestar atenção no desenvolvimento de cada criança, pois cada um tem um ambiente diferente para morar e se relacionar com os familiares ate mesmo parentes que não sejam os pais.

            Com certeza toda criança tem o direito de ir a escola e ter um bom ensino e um bom desenvolvimento para que tenha um futuro merecido e digno.

           

                                                                                  Glauciene Alves Cardoso de Souza

BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, Celso. Professores e professoras: reflexões sobre a aula e prática  pedagógica diversas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GUERRA, Leila Boni. A criança com Dificuldades de Aprendizagem:  Considerações sobre a teoria modos de fazer. Rio de Janeiro: Enelivros, 2002.

SOUZA, Glauciene Alves Cardoso. Os obstaculos na leitura nas series iniciais. Artigo, 2014, Alto Araguaia – MT.