OS OBSTÁCULOS DA EXISTÊNCIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            A vida sem obstáculo não tem sentido! Talvez muitos fiquem estarrecidos com essa afirmação, pois o ideal é imaginar o viver somente ligado aos bons momentos de encanto, satisfação e prazer. Entretanto, a realidade leva a compreensão da complexidade da existência, uma vez que cada dia remete a incógnitas surpreendentes, muitas delas deixando amargas sequelas.

            Nesta seara, chamada vida, nenhum dia é igual ao outro e, infelizmente não existe receita pronta para viver sem ter barreira para ser vencida! Não desejo contradizer os ‘magos’ da autoajuda, apenas enfatizar, ao se tratar de vida sempre haverá seus contratempos. Obviamente, nas facilidades do mundo virtual, como no ‘Doutor Google’, poderão ser encontradas as inúmeras possibilidades para driblar os dissabores que afastam a vontade do viver.

As inúmeras contrariedades são encontradas nos vários campos da existência, sejam no setor pessoal, familiar, profissional e nas relações sociais em que estas intempéries, devem ser enfrentadas e conduzidas em uma maneira que seja preparo para se obter o equilíbrio. Todavia, como se tornar equilibrado, frente às incontáveis criaturas desequilibradas encontradas em nosso caminho?

Particularmente, exerço uma profissão, ela leva-me a entrar, todos os dias, em muitas salas de aulas, aonde não recebo o mínimo do respeito, assim sendo, na inversão de valores e competências, passamos a coletar resultados catastróficos, dentre eles, os que levam o país aos piores índices no setor educacional. Nessa dimensão de falta de equilíbrio, atrevo-me escrever: muitos colegas desistiram, e entregaram-se, levando, junto de um imenso conjunto de causas e efeitos, ao que chamo de ‘caos no sistema da educação pública brasileira’. Este tema, além de ser grande obstáculo, requer debate, uma vez que estes embaraços deste setor são abafados. Ressalto não ser este um problema atual, mas, arrasta-se, faz um bom tempo!

Como afirmado, na escola a situação é caótica, porém, tal situação será apenas nela que acontece? Inúmeros pesquisadores afirmam ser essa instituição que mais reflete aquilo que acontece na sociedade. Portanto, a escola não estando bem, isto reflete a conduta de onde sua clientela está inserida, seja da família e de sua sociedade!

Meus assíduos leitores, vivemos o momento onde a existência atravessa grandes osbstáculos que estão cada vez maiores. E, aliado na falta de perspectivas, percebe-se o impedimento da evolução humana. No artigo anterior, afirmei a respeito da importância de ter expectativas para vencer os desafios, indo à luta, sendo vencedor para ter a possibilidade de ser feliz.

Quem teve a oportunidade de conversar com pessoas exitosas e empreendedoras, percebeu que para elas nunca faltou empecilhos e momentos para entrar em desânimo, contudo, como visionários, souberam fazer dos momentos de ‘fraquezas’, trampolins para tornarem-se fortes e empoderados.

Sigmund Freud (1856-1939) um sábio iluminado, deixou ensinamentos, ao tratar da existência, escreveu: “A vida é bela, mas é cruel e difícil. Mas, sempre é preciso manter pulso firme e equilíbrio mental para enxergar a luz no fim do túnel!” Essa colocação é ótima para vencer obstáculos.

Deus seja luz, dando discernimento e equilíbrio para dirimir os obstáculos da caminhada, assim se pode ser vencedor nos palcos da vida.

Até o próximo!