Telise Ziegler Krauspenhar
Liana Vendramin Moreira
Nicéia Mendonça Fonseca
Nataly Fagundes Correa
Vera Lucia Dal Bosco da Silva Tutora Externa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
LETRAS 555 – PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
30/10/2017

Resumo

Este paper objetiva abordar os mecanismos de uma formação para professores formando docentes profissionais que ao longo da vivência educacional serão educadores de aprimoramento contínuo tendo como fim a humanização do homem encurtando assim a distância das desigualdades. Acredita-se que é através da educação, do saber-fazer e do saber-saber que formaremos uma sociedade ética e interligada.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo propõe uma pesquisa exploratória voltada para os mecanismos que levam a formação docente englobando os preceitos éticos, as pesquisas em sala de aula e as trocas de informações mostrando as experiências individuais e como conduzi-las para o crescimento. Também abordaremos a didática aplicada ao ensino que objetiva o estudo dos métodos de aprendizagem, pois quando um aluno não está aprendendo o que está sendo passado pelo professor, o problema pode estar na didática. Todo profissional precisa aprender a ter uma boa didática que objetiva o estudo dos métodos de ensino para que o docente domine a arte ou a técnica de ensinar e assim transmitir o
conhecimento. As estratégias de ensino fazem parte da didática para que o aluno possa aprender a seguir em frente com seus estudos vindo mostrar que um bom professor, um bom material didático e um bom aluno presencial, à distância ou autodidata fazem toda a diferença.
O professor é o transmissor e é a partir dele que se da à aprendizagem ou não logo, parte dele descobrir a melhor maneira de apresentar aos alunos o material didático disponível com elaboração de exercícios atrativos, lúdicos, estimulantes que auxiliem na fixação do conteúdo. Em sala de aula é que aprenderemos como é ter uma classe formada por indivíduos únicos, diferentes entre si logo nossa tarefa como professor ficará pela metade se não nos empenharmos em descobrir o mundo individual de cada aluno e suas peculiaridades. Por isso o professor precisa além de ética, conhecimento, didática, muita paciência e amor ao próximo e mesmo assim é frequente as frustrações mas por vezes pode ser gratificante.
O presente estudo tem como objetivo formar professores profissionais através dos tópicos da Metacomunicação, do Conhecimento na ação, da Videoformação e mostrar a metodologia de formação docente.